Trump autoproclama-se presidente interino da Venezuela em falsa Wikipédia
- 12/01/2026
O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, recorreu à sua rede social Truth Social para se autoproclamar como presidente interino da Venezuela.
O norte-americano partilhou uma imagem, que reproduz uma espécie de perfil na Wikipédia, e onde surge a indicação de que se trata do presidente em funções no país da América Sul, sob o qual os EUA exerceram recentemente uma operação militar que culminou com a captura de Nicolás Maduro.
Na mesma publicação, refere-se que Trump assume esta missão desde janeiro de 2026.
No dia 03 de janeiro, os Estados Unidos lançaram um ataque contra a Venezuela para capturar o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e a mulher, que foram levados para Nova Iorque para responder às acusações de tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais, tendo ambos declarado que estão inocentes.
Delcy Rodriguez, vice-presidente executiva de Maduro, assumiu a presidência interina do país com o apoio das Forças Armadas, e foi elogiada por Trump, que fez saber que esta está a cooperar com as autoridades norte-americanas, tendo inclusive afastado a realização de eleições no país sul-americano num futuro próximo.
A administração Trump já tinha designado Rodríguez como interlocutora de Caracas ainda antes da sua tomada de posse, à frente da líder da oposição, María Corina Machado, e de Edmundo González Urrutia, o candidato que desafiou Maduro nas polémicas eleições presidenciais de 2024 e que a oposição considera o presidente eleito da Venezuela.
Quer Trump, quer o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, alertaram veementemente Rodríguez para consequências "muito piores" do que as sofridas por Maduro caso a presidente interina não cumpra as diretrizes de Washington.
O líder norte-americano também exigiu a Rodríguez "acesso total" ao petróleo venezuelano e a outros recursos e infraestruturas.
Leia Também: Trump garante: Presidente interina da Venezuela está a cooperar com EUA













