Trump aponta Kevin Hassett como favorito para liderar a Fed

  • 02/12/2025

"Acredito que o potencial presidente da Fed também está aqui (...) potencial (...) Posso dizer que é alguém respeitado. Obrigado, Kevin", frisou o chefe de Estado norte-americano, no início de um evento na Casa Branca.

 

O seu principal conselheiro económico, Kevin Hassett, estava presente no evento.

Com 60 anos, tem vindo a ser apontado há vários dias como o favorito para suceder a Jerome Powell quando o mandato deste terminar, em maio.

Mais cedo nesse dia, Donald Trump afirmou que anunciaria "provavelmente no início do próximo ano" o nome da pessoa que quer ver à frente da Reserva Federal, o banco central mais influente do mundo, ao qual exige constantemente taxas de juro mais baixas.

"Provavelmente anunciaremos no início do próximo ano quem poderá se tornar o novo presidente do Fed", disse Trump em reunião com o seu Governo, repetindo que havia oferecido o cargo ao seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, que não o aceitou.

A nomeação do candidato de Donald Trump deverá ser aprovada pelo Senado, de maioria republicana.

Donald Trump disse no domingo, bordo do avião presidencial, durante o regresso a Washington vindo da Florida, que já decidiu quem vai substituir Jerome Powell, cujo mandato termina em maio e a quem o Presidente tem criticado repetidamente.

"Sei quem vou escolher, sim", disse o Presidente, recusando-se na altura a negar quando um repórter perguntou se seria Kevin Hassett, o principal conselheiro económico da Casa Branca.

O economista é um incansável defensor, nos media, das políticas de Donald Trump, que prometeram uma "nova era dourada" para os norte-americanos, ao mesmo tempo que desagradaram às empresas e aos consumidores com o aumento significativo das tarifas sobre os produtos importados.

Se a lealdade de Kevin Hassett a Donald Trump lhe abrir as portas da Fed, terá de convencer o resto da classe política e os investidores de que não deixará a inflação descontrolar-se e de que é capaz de preservar a independência de uma instituição que ajudou a minar nos últimos meses.

A confirmar-se a sua nomeação, o processo que se iniciará no Senado promete ser contencioso.

Os democratas tentaram recentemente, sem sucesso, bloquear a nomeação para a Fed de outro conselheiro económico de Donald Trump, Stephen Miran, que descreveram como um "lacaio" do presidente republicano.

O mandato de Powell termina em maio de 2026, depois de ter sido nomeado para dirigir o banco central pelo próprio Trump em 2018 e reconduzido no cargo pelo Presidente democrata Joe Biden.

O Comité Federal de Mercado Aberto da Reserva Federal está a preparar a última reunião do ano, em 09 de dezembro.

Em outubro, Powell disse ser pouco provável outro corte da taxa de juros, face à falta de consenso dentro da Fed, receios de uma retoma da inflação elevada e falta de novos dados, devido à paralisação governamental de 40 dias que terminou a 12 de novembro.

Leia Também: Trump diz que nomeará presidente da Fed "provavelmente" no início de 2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2898415/trump-aponta-kevin-hassett-como-favorito-para-liderar-a-fed#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes