Trump antecipa "boas notícias" da reunião entre EUA, Kyiv e Moscovo

  • 03/02/2026

"Estamos muito bem com a Ucrânia e a Rússia. Esta é a primeira vez que digo isto. Penso que vamos ter boas notícias", frisou aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca.

 

Trump, que voltou a vangloriar-se de ter resolvido oito conflitos, insistiu que a guerra na Ucrânia é mais complicada do que pensava: "Pensei que os outros oito seriam mais difíceis do que este", vincou.

Tendo-se tornado a guerra que Trump não conseguiu terminar nas 24 horas que prometeu durante a sua campanha eleitoral, o republicano reconheceu um excesso de confiança em relação ao Presidente russo, Vladimir Putin.

"Pensei que a minha relação com o Presidente Putin nos facilitaria muito as coisas. Mas há um ódio tremendo entre [o presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky e Putin, um ódio tremendo. É uma pena, mas demorou mais tempo do que esperávamos", destacou.

Em relação à trégua de uma semana nas linhas da frente, o Presidente atribuiu o mérito a si próprio.

"Liguei ao Presidente Putin e ele concordou. A Ucrânia é um país muito frio. E também estão a passar por uma onda de frio terrível. Perguntei-lhe se podia parar de atacar durante uma semana, sem lançar mísseis contra Kyiv ou qualquer outra cidade, e ele concordou", sublinhou.

Embora Zelensky tenha confirmado a suspensão dos ataques russos à rede elétrica até domingo, alertou já que Moscovo redirecionou os bombardeamentos para alvos logísticos e para as linhas ferroviárias.

A ronda trilateral de negociações terá lugar na quarta e quinta-feira em Abu Dhabi, após a reunião do mês passado, que marcou o primeiro encontro direto entre representantes de Kyiv e Moscovo.

Russos, ucranianos e norte-americanos iniciaram conversações em 23 e 24 de janeiro nos Emirados Árabes Unidos sobre o plano proposto por Washington para pôr fim a quase quatro anos do conflito, desencadeado em fevereiro de 2022 pela invasão russa da Ucrânia.

O acordo de paz tem sido bloqueado pela exigência da parte russa da retirada das forças ucranianas dos territórios no leste da Ucrânia reivindicados por Moscovo, que tem sido repetidamente recusada por Kyiv, que reclama garantias de segurança para evitar uma nova agressão militar.

Leia Também: Trump intima Congresso a aprovar com urgência lei de financiamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931583/trump-antecipa-boas-noticias-da-reuniao-entre-eua-kyiv-e-moscovo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes