Trovoada pede estratégias com vista às eleições em São Tomé na legalidade

  • 15/02/2026

"Não há razões nenhumas para pisar a lei, pisar a democracia (...)  Há tensões, há uma eleição presidencial, e há uma eleição legislativa", separadas, mas ambas dentro de poucos meses, "e é normal que as estratégias se estejam a desenhar, mas tem que ser sempre no quadro legal", afirmou Patrice Trovoada em declarações em Adis Abeba, onde decorre a cimeira da União Africana, que termina hoje. 

 

O ex-primeiro-ministro, demitido no início de 2025 pelo Presidente Carlos Vila Nova, que invocou incapacidade do Governo em arranjar soluções para os problemas do país, comentava a situação criada sobretudo após, quase um ano depois, o Tribunal Constitucional ter declarado inconstitucional esta demissão, mas sem efeito retroativo.

Seguiram-se no último mês decisões várias, numa Assembleia Nacional em que os deputados do Ação Democrática Independente (ADI), partido de que Patrice Trovoada continua a ser líder, se dividiram entre os que continuam a suportar o Governo, e um pequeno grupo que se juntou à oposição para aprovar uma série de medidas.

"Temos um presidente da Assembleia Nacional que escolheram que não pertence a nenhuma bancada, (um dissidente), que é algo 'sui generis'" e as decisões, dos deputados da oposição, a que se juntaram alguns da ADI, de demitir juízes "do Tribunal Constitucional, nomear a Comissão Eleitoral Nacional, tudo decisões anticonstitucionais", disse Trovoada, mas promulgadas pelo Presidente da República.

"Por detrás dessa operação toda há uma vontade política, há um plano político", disse o ex-chefe do Governo são-tomense, reafirmando que se está "perante uma rutura do sistema constitucional e, tem que se dizer, um golpe", mas reiterando que acredita que a situação é reversível. 

"A classe política pode, perfeitamente, resolver isso com bom senso, voltando a repor a legalidade (...) Não é bom nós abrirmos um precedente, porque os golpes de Estado são militares, não é?", comentou, defendendo que o ponto-chave "é que não se pode destituir a Presidente da Assembleia Nacional e ela voltar a reconduzir, dentro da normalidade, os trabalhos parlamentares".

Esta situação, considerou, desacredita o sistema judicial e leva "quer os políticos, quer o cidadão comum, não só a não acreditar na justiça, mas a não acatar as decisões de justiça, o que é muito grave". 

"Se há um grupo do ADI que decidiu juntar-se, nove deputados, à oposição, muito bem. Mas que façam isso dentro das regras", defendeu, sugerindo que se inscrevam noutros partidos, para assim o país caminhar com estabilidade para as eleições, porque ir assim (com a atual situação) "pode comprometer às eleições".

Quanto às eleições, o ex-primeiro-ministro disse que ainda não tem decisão tomada sobre se irá ser candidato a Presidente, mas frisou continua a ser o líder da ADI.

Há uns meses, referiu, "convoquei o Conselho Nacional, que é a maior instância entre os congressos, e apresentei uma moção de confiança. E a confiança foi renovada ao presidente do partido". 

Isto mostra, defendeu que o partido não está dividido, "houve sim pessoas que decidiram, por razões que eles próprios sabem, romper com o partido (...) e devem, se calhar inscrever-se noutros partidos. Hoje os deputados que são fiéis à direção do partido são 21, num total de 30 (...) a oposição toda só representa 20 deputados", ou seja "os deputados fiéis ao ADI, à direção do ADI, são ainda maioritários". 

Leia Também: São Tomé: "Guiné-Bissau não precisa de mais achas para a fogueira"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939874/trovoada-pede-estrategias-com-vista-as-eleicoes-em-sao-tome-na-legalidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes