"Triste". Funcionária de creche nos EUA acusada de dar laxantes a bebés
- 09/02/2026
Uma funcionária de uma creche no Illinois, nos Estados Unidos, foi acusada de dar laxantes a crianças que estavam sob o seu cuidado, dizendo-lhes que era doces. Os pais descreveram a situação como "devastadora".
Yizel J. Juarez, de 23 anos, terá dado, alegadamente, laxantes a crianças enquanto estavam ao seu cuidado para que fosse mandadas para casa porque ela estava "sobrecarregada".
A creche, note-se, tem a política de quando uma criança está doente deve ser mandada para casa e não ir à escola durante as 24 horas seguintes.
Uma mãe revelou à CBS News que a sua filha estava a sofrer de problemas estomacais persistentes durante longos períodos, sem um motivo aparente.
"Pensámos que poderia ter sido um vírus, mas o resultado foi negativo", explicou.
A filha desta mulher, que quis ficar sob anonimato, referiu que a criança de 17 meses estava matriculada na creche desde o verão de 2025. Altura em que Yizel J. Juarez terá começado a trabalhar no local.
Durante várias semanas, os pais procuraram respostas, enquanto os médicos iam descartando qualquer doença ou infeção. Esta mãe chegou, inclusive, a trocar a fórmula da bebé, o que não surtiu efeito.
No entanto, após "múltiplos" relatos semelhantes, as autoridades locais foram alertadas e confirmou-se o pior.
"A minha filha ainda sofre com prisão de ventre, que o médico disse ser um efeito colateral da suspensão do uso de laxantes. Quem sabe quais serão os efeitos disto a longo prazo? É repugnante", continuou a mãe.
As autoridades informaram que Yizel J. Juarez se entregou, tendo acabado por ser acusada de três tentativas de agressão agravada com lesão corporal contra uma vítima menor e três acusações de colocar em risco a vida ou saúde de uma criança.
A polícia identificou três vítimas, todas com menos de dois anos de idade.
"Não tenho palavras. É frustrante pensar que o teu filho estará seguro na creche e, de repente, deparamo-nos com surpresas como esta. É triste. É devastador", disse o pai da bebé.
Yizel J. Juarez, que estava a estudar Educação na Northern Illinois University, foi demitida da creche e deverá comparecer em tribunal em breve.
Leia Também: Mulher detida após agredir funcionária de creche acusada de maus-tratos













