Tripulante com "indícios de AVC" resgatado de navio ao largo da Figueira
- 27/11/2025
Um homem de 50 anos que seguia a bordo do navio de carga CHRYSALIS foi resgatado, na quarta-feira, por apresentar "indícios de AVC [acidente vascular cerebral]", quando a embarcação se encontrava a 50 milhas náuticas, o equivalente a 93 quilómetros, a Noroeste do Porto da Figueira da Foz.
Na sequência de um alerta dado ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), o estado de saúde do homem de nacionalidade filipina foi avaliado pelo Centro de Observação de Doentes Urgentes (CODUMAR), que determinou a necessidade de resgate, adiantou a Marinha Portuguesa, em comunicado.
A ação deu-se em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, que ativou a Esquadra 751 – "Pumas", sediada na Base Aérea N.º 6, no Montijo.
"Com recurso ao helicóptero EH-101 Merlin, o resgate decorreu dentro dos parâmetros habituais para este tipo de operação. Esta tipologia de missão exige sempre uma estreita coordenação entre piloto, operador de guincho e recuperador-salvador, por forma a que tudo seja feito em segurança e da forma mais célere possível", assinalou aquele organismo, também em comunicado.
O homem foi estabilizado pelo enfermeiro aeronáutico e levado até ao Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, onde aguardava uma equipa médica do INEM, que o transportou para uma unidade hospitalar em Lisboa.
Leia Também: Portugal e Itália assinam declaração conjunta antes de compra de fragatas













