Trio armado rouba 95 mil euros em cartas de Pokémon em Nova Iorque
- 17/01/2026
Três homens encapuzados e de máscara roubaram uma loja de cartas de Pokémon, na passada quarta-feira, dia 14 de janeiro. Ao todo, o grupo levou cerca de 110 mil dólares (o equivalente a quase 95 mil euros) em bens.
O roubo ocorreu num dos principais destinos de compras de Nova Iorque, repleto de lojas e boutiques de luxo, onde nada fazia esperar que o alvo fosse o recém-aberto Poké Court.
Os homens entraram na loja por volta das 18h45 e, imediatamente, um deles retirou a arma e apontou-a aos visitantes do Poké Court, proferindo ameaças.
A loja, note-se, realizava o seu primeiro evento desde que tinha aberto em novembro e, por isso, encontrava-se com mais pessoas do que o normal: cerca de 50 estavam no local na altura do roubo.
Pouco depois de chegarem, um dos assaltantes partiu as vitrines dentro do estabelecimento, que guardavam algumas das cartas mais valiosas do estabelecimento, com recurso a um martelo. Um segundo ladrão juntou-se, apontando a sua arma aos visitantes, para que se mantivessem afastados da dupla.
O primeiro assaltante colocou, depois, as cartas dentro da mala do segundo.
Pode ver este vídeo na nossa galeria.
"Eles começaram sistematicamente a levar os itens que tinham preços muito elevados", contou Courtney Chin, dona do Poké Court, ao The New York Times. Entre as cartas estava uma primeira edição autenticada do famoso Pokémon Charizard, que vale cerca de 15 mil dólares (quase 13 mil euros).
A vitrine que os ladrões partiram guardava cartas com valores que iam dos 400 aos 18 mil dólares (15.500 mil euros).
Enquanto a dupla roubava as cartas, um terceiro ladrão guardava a porta do estabelecimento, para se certificar de que ninguém saía.
Para além das cartas, os ladrões levaram ainda o dinheiro que estava na caixa registadora (cuja quantia era desconhecida) e o telemóvel de uma mulher de 27 anos.
"Toda a gente está fisicamente bem e isso, acima de tudo o resto, é o mais importante", lê-se numa publicação do Poké Court sobre o incidente. "Nós adoramos Pokémon, mas nenhuma carta é mais valiosa do que uma vida humana."
Na mesma partilha, a loja disse ainda que "nos próximos dias e semanas" vão fazer os possíveis para oferecer recursos aos que estiveram presentes no dia do assalto, para que cada um possa processar o que aconteceu de forma saudável.
Apesar de "até abrir [a loja] ser difícil", o Poké Court garantiu que continuará a ter eventos para a comunidade, após reavaliar a segurança do estabelecimento.
"Mal podemos esperar para abrir mais cartão brilhante convosco", disse.
Ao todo, o assalto durou cerca de três minutos e os ladrões escaparam sem deixar rasto. As autoridades estão a investigar o caso mas, até ao momento, nenhum dos criminosos foi identificado, nem há suspeitos detidos.
Leia Também: Ex-estrela infantil do Nickelodeon morre em atropelamento em Nova Iorque













