Tribunal federal dos EUA anula indiciamento de dois alvos de Trump

  • 24/11/2025

A magistrada considerou inválida a nomeação de Lindsey Halligan, a procuradora federal escolhida por Trump, que tinha iniciado estes processos, ordenando, em consequência, o arquivamento de ambos os casos.

 

Comey e James, que enfrentavam acusações em separado, uniram esforços para contestar a nomeação da procuradora interina do Distrito Leste da Virgínia, Lindsey Halligan, argumentando que esta não ocupava o cargo legalmente quando apresentou as acusações contra estes dois adversários políticos de Trump.

A juíza Cameron McGowan Currie determinou na sua decisão que a nomeação de Halligan "não era válida" na altura em que as acusações foram apresentadas.

"Como a Sra. Halligan não tinha autoridade legal para apresentar as acusações, vou deferir a moção do Sr. Comey e apresentar as acusações sem prejuízo", escreveu McGowan Currie.

"Uma vez que a senhora Halligan não tinha autoridade legal para apresentar a acusação, vou aceitar a moção do senhor Comey e declarar a acusação improcedente", escreveu McGowan Currie.

A decisão não constitui uma absolvição nem um arquivamento definitivo; a acusação poderá voltar a apresentar acusações no futuro, quando os erros que levaram ao arquivamento tiverem sido corrigidos.

As defesas de Comey e James tinham denunciado a forma "invulgar" como Halligan, de 36 anos e sem qualquer experiência anterior como procuradora, apresentou pessoalmente as acusações em documentos que apenas continham a sua assinatura, depois de vários dos seus subordinados se terem recusado a fazê-lo.

Halligan foi nomeada por Trump como procuradora interina da Virgínia a 22 de setembro, depois de o seu antecessor, Erik Siebert, se ter demitido sob aparente pressão do Presidente, após ter questionado a solidez das provas para avançar com os processos contra Comey e James.

Apenas três dias depois, a procuradora apresentou a acusação contra o antigo chefe do FBI (serviços secretos e de segurança interna dos Estados Unidos), que se tornou um acérrimo crítico de Trump.

Semanas mais tarde, indiciou por fraude bancária e por alegadamente ter mentido a uma instituição financeira Letitia James, que liderou um processo civil em Nova Iorque contra Donald Trump, os seus filhos adultos e a Organização Trump, que resultou em 2024 numa sentença de 500 milhões de dólares (433 milhões de euros).

Com julgamentos inicialmente agendados para janeiro, tanto Comey como James se declararam inocentes.

Leia Também: Plano de paz? Zelensky e Trump poderão reunir-se esta semana nos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893895/tribunal-federal-dos-eua-anula-indiciamento-de-dois-alvos-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes