Tribunal de Maputo absolve assessora financeira de Venâncio Mondlane

  • 15/09/2025

"Hoje tivemos uma grande vitória. Definitivamente a Glória Nobre está livre de todos os crimes que era ilegalmente, falsamente e ilicitamente acusada", disse Venâncio Mondlane, em direto na sua página do Facebook.

 

Glória Nobre tinha sido acusada de tentativa de alteração violenta do Estado de direito, associação criminosa e conspiração contra a segurança do Estado.

Segundo Mondlane, durante a audiência de Glória Nobre Chire, detida em 13 de março último, na sua residência em Maputo, e dos outros 11 arguidos, que incluem Alex Barga, escritor e apoiante do ex-candidato presidencial, a juíza de instrução criminal "em todas as suas decisões, todas as suas interpretações, todas as suas leituras", pronunciou-se "sempre citando a lei".

"Mesmo que tenha havido a componente da pressão política, eu noto que a juíza em nenhum momento, na decisão que ela tomou, mostrou algum elemento de política", afirmou.

A decisão do tribunal fundamenta-se, de acordo com o político moçambicano, no facto de ter ficado provado que todos os elementos de prova foram obtidos com meios ilegais e em violação flagrante de formalidades, com a obtenção de documentos de confidencialidade bancária sem devida autorização judicial, na detenção ilegal dos arguidos em residência, por ausência do mandado judicial, a adulteração das datas dos autos de notícia, entre outros.

Mondlane afirmou ainda ser legítimo a abertura de um processo contra o Estado pelas detenções ilegais.

"Hoje a própria juíza disse que, pela forma ilegal em que as provas, ou supostas provas, foram recolhidas, há espaço não só para indemnização mas também para a responsabilização criminal das pessoas que estiveram a instruir este processo, sobretudo da parte da polícia que usou até tortura para recolher confissões e provas", explicou.

Glória Monteiro Nobre Chire, 59 anos, contabilista na reforma, era até à sua detenção responsável das finanças de Venâncio Mondlane, ex-candidato presidencial que liderou a maior contestação aos resultados eleitorais que Moçambique viveu desde as primeiras eleições multipartidárias, em 1994.

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo já havia ordenado em 05 de setembro a libertação da assessora financeira do político moçambicano Venâncio Mondlane, disse na altura à Lusa o ex-candidato presidencial, considerando tratar-se de um "processo político".

"Isto confirma aquilo que sempre dissemos, que era um processo político, porque é agora o Ministério Público a despronunciá-la dos crimes de que a acusava", disse então Mondlane.

Em julho, o político, que entretanto também tomou posse como Conselheiro de Estado, foi acusado pelo Ministério Público moçambicano de cinco crimes, no âmbito das manifestações pós-eleitorais, incluindo incitamento à desobediência coletiva e instigação ao terrorismo.

Desde outubro de 2024 e até março, Moçambique viveu um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas pelo ex-candidato presidencial, que rejeita os resultados das eleições presidências de 09 de outubro, que deram vitória a Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, no poder, e empossado como quinto Presidente do país.

Cerca de 400 pessoas morreram em resultado de confrontos com a polícia, conflitos que cessaram após encontros entre Mondlane e Chapo em 23 de março e em 20 de maio, com vista à pacificação do país.

Leia Também: Mondlane garante estar no Conselho de Estado para defender o povo moçambicano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854055/tribunal-de-maputo-absolve-assessora-financeira-de-venancio-mondlane#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes