Treze dos 16 artistas e bandas do Festival da Canção não vão à Eurovisão

  • 22/12/2025

O trio Agridoce é a mais recente banda a anunciar que não participará no Festival Eurovisão da Canção, na Áustria, caso vença o Festival da Canção. Em causa está a participação de Israel. No total, 13 de 16 participações já disseram ‘não’ ao concurso europeu.

 

"Mantivemos nestas últimas semanas a esperança de que as circunstâncias se alterassem e de que, de algum modo, surgissem sinais de responsabilidade e justiça. No entanto, e infelizmente, a realidade mantém-se inalterada: Israel continua a agir sem consequências proporcionais à gravidade da situação humanitária que todos testemunhamos e com a qual sentimos que o mundo continua a compactuar", começou por referir a banda num comunicado, divulgado esta segunda-feira nas redes sociais. 

As Agridoce afirmaram acreditar "profundamente no amor à música", mas consideraram que Israel não pode passar "impune". "Vai contra os nosso valores, contra aquilo em que acreditamos enquanto artistas e enquanto pessoas", escreveram.

Assim, após um "período de silêncio" que serviu como "tempo de reflexão" para as três artistas, a banda anunciou que não participará no Festival Eurovisão da Canção.

"Com a informação de que dispomos e com a consciência tranquila, entendemos que, caso a nossa canção seja vencedora do Festival da Canção e as circunstâncias se mantenham inalteradas, não participaremos no Festival Eurovisão da Canção", afirmaram.

As Agridoce juntam-se, assim, aos restantes 12 artistas e bandas que já tinham anunciado que ficariam de fora do concurso europeu, após Israel ter sido autorizado a participar apesar da ofensiva na Faixa de Gaza.

Sublinhe-se que, em 2026, serão 16 os artistas e bandas que irão compor temas para o Festival da Canção, organizado pela RTP. Os nomes foram anunciados em novembro, mas, a 10 de dezembro, a maioria anunciou a recusa em representar Portugal na Eurovisão, em protesto contra a participação de Israel no concurso.

"Com palavras e com canções, agimos dentro da possibilidade que nos é dada. Não compactuamos com a violação dos Direitos Humanos", afirmaram os artistas e bandas num comunicado conjunto.

Cristina Branco, Djodje, Beatriz Bronze (EVAYA), Rita Dias, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Pedro Fernandes (que trabalha com Gonçalo Gomes), Inês Sousa, Jorge Gonçalves (Jacaréu) e os músicos que integram os Bateu Matou, Marquise e Nunca Mates o Mandarim assinam o comunicado. Mais tarde juntou-se o artista Dinis Mota e, agora, as Agridoce.

De fora ficaram os Bandidos do Cante, André Amaro e Sandrino.

Os Bandidos do Cante, numa publicação nas redes sociais, referiram que, "se um dia o público e o júri entenderem" que a canção que apresentarem "deve vencer", irão "representar Portugal com responsabilidade, respeito e dignidade".

O grupo reconhece que o Festival da Canção "acontece num momento difícil e sensível, marcado pela dor e pela violência em várias partes do mundo", sendo por isso "natural que muitos artistas sintam necessidade de transformar essa preocupação em gestos concretos, incluindo o boicote à Eurovisão".

"Respeitamos profundamente quem escolhe esse caminho e reconhecemos a legitimidade desse gesto artístico", afirmam.

Edição de 2026 em risco?

No próximo ano, espera-se que o Festival Eurovisão da Canção decorra entre os dias 12 e 16 de maio, em Viena, na Áustria, após a vitória de JJ, com "Wasted Love", na edição deste ano.

No entanto, a participação de Israel poderá colocar o concurso em risco. Cinco países - Espanha, Países Baixos, Irlanda, Eslovénia e Islândia - anunciaram que não vão participar na Eurovisão enquanto Israel participar.

Em competição no 70.º Festival Eurovisão da Canção estarão temas da Albânia, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Montenegro, Roménia, Noruega, Polónia, Portugal, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

Artista que venceu Eurovisão em 2024 devolve troféu:

Artista que venceu Eurovisão em 2024 devolve troféu: "Não me pertence"

Nemo, artista que venceu a Eurovisão em 2024 pela Suíça, anunciou que vai devolver o seu troféu. A decisão é um protesto contra a participação de Israel no concurso, que Nemo considera uma tentativa de "suavizar a imagem de um Estado acusado de graves desonestidades".

 Márcia Guímaro Rodrigues | 16:34 - 11/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2908587/treze-dos-16-artistas-e-bandas-do-festival-da-cancao-nao-vao-a-eurovisao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes