Três famílias desalojadas em Pombal e Câmara pede uso racionado da água

  • 28/01/2026

Num ponto de situação enviado à agência Lusa relativamente a informação recolhida até às 12:00, a autarquia explicou que, "até ao momento, há indicação de três famílias desalojadas", mas desconhece-se a existência de feridos graves.

 

Duas das famílias desalojadas são do Carriço e outra é de Pombal, segundo fonte do município disse à agência Lusa.

A autarquia, que ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, alertou que, "tendo em conta a falha da rede elétrica, prevê-se que possam começar a acontecer falhas na rede pública de abastecimento de água, situação que será restabelecida no mais breve prazo possível".

Nesse sentido, apelou à população "para o uso racionado de água, evitando uma utilização excessiva".

A Câmara adiantou que, "não existe, até ao momento, previsão para o restabelecimento do fornecimento de energia", assinalando ainda, no que diz respeito às comunicações móveis, que "apenas algumas redes se encontram operacionais", embora com falhas, e também "não há previsão para a normalização do serviço".

"O município e toda a estrutura de Segurança e Proteção Civil do concelho encontram-se a acompanhar permanentemente a situação, em articulação com as entidades competentes".

Lembrando que todas as escolas do concelho se encontram encerradas por precaução, a autarquia pede ainda aos cidadãos para que se "mantenham atentos aos vizinhos, sobretudo às pessoas mais vulneráveis, ajudando dentro do que for seguro".

"Apelamos também à população que evite deslocações desnecessárias, de forma a permitir o trabalho eficaz das equipas no terreno e para garantir a segurança de todos", referiu a Câmara, reiterando a recomendação para que, dadas as limitações nas comunicações, os cidadãos "acompanhem a evolução da situação através dos meios de comunicação social e das páginas oficiais do município".

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou dois mortos e vários desalojados, com a Proteção Civil a registar mais de 2.600 ocorrências durante a madrugada e manhã de hoje.

Quedas de árvores e de estruturas foram as principais ocorrências, que afetaram sobretudo os distritos de Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Vento, chuva, neve e agitação marítima têm motivado o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, bem como o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Leia Também: Carneiro envia mensagem de condolências às famílias das vítimas mortais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927701/tres-familias-desalojadas-em-pombal-e-camara-pede-uso-racionado-da-agua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes