Três erros (muito comuns) que estão a atrapalhar a sua rotina saudável
- 30/12/2025
Manter uma rotina saudável pode ser um desafio, sobretudo se ainda estiver no início desse processo. Contudo, não precisa de desesperar. Os especialistas de treino da Rosen Train simplificam aquilo que para muitos é considerado "um bicho de sete cabeças".
Algumas pessoas acreditam que seguir uma dieta extremamente restritiva e controlar tudo a 100% pode ser a chave para uma vida saudável. Porém, esquecem-se das consequências dessas limitações.
Os personal trainers da Rosen Train apontam os erros mais comuns de quem está a começar a treinar e de quem procura um estilo de vida mais saudável.
Tome nota e não cometa estes erros — só atrapalham!
Tentar atingir a perfeição
Ter um plano de treino e de alimentação sólido, não tem de representar um sacrifício. Deve existir um equilíbrio para que não sinta uma pressão extrema.
Assim, quando sentir que não é capaz, ao invés de tentar recuperar a dieta gradualmente, "vai acabar por abandoná-la de imediato", garantem estes especialistas.
Quando está a iniciar um novo hábito, seja ele uma obrigação ou um mero hobby, é normal que surjam momentos de frustração e até tenha alguma vontade de desistir. Contudo, o segredo está na persistência que deposita nesse hábito, independentemente do rigor com que o faz.
O "progresso vence a perfeição" e com o tempo acaba por adquirir a técnica e os métodos mais corretos.
Leia Também: O treino de Taylor Swift para aguentar os 149 espetáculos da 'Eras Tour'
Comparar-se
É bom ter inspirações, mas não é saudável comparar-se com elas.
Deve focar-se somente em si. Ainda assim, de forma saudável, visto que também não é bom estabelecer comparações com o seu "melhor eu". Até porque não há nenhuma métrica que defina que nessa fase estava, efetivamente melhor.
E se não conseguir retomar exatamente do ponto de onde parou, está tudo bem. Se é para começar, deve fazê-lo exatamente do sítio onde está.
Saltar etapas
No seguimento do ponto anterior, estes especialistas reconhecem o quão "tentador é avançar e reiniciar vários hábitos ao mesmo tempo", mas garantem que é "devagar e com firmeza que se vence a corrida".
Não adianta querer estar num nível mais avançado e a fazer exercícios dignos de um atleta federado, se não quer treinar como ele treinou numa fase inicial.
Só vai conseguir passar de nível se enfrentar o nível em que se encontra neste momento.
Para alguns, depois da época de festas (Natal e passagem de ano), voltar ao ritmo normal também pode levar alguns dias e para outros muitos mais. Imagine para quem está a começar do zero. Contudo, até os grandes atletas quando fazem pausas precisam de dar um passo atrás para dar dois em frente.














