Três banalidades do dia a dia que provocam (grave) exaustão mental
- 04/02/2026
A exaustão mental é tão real quanto os problemas que dela advêm. Mas, afinal, o que pode provocar este cansaço psicológico quase inexplicável e que tende a aparecer mesmo quando tudo parece estar perfeitamente bem?
Psicólogos revelaram ao Your Tango as banalidades que invadem o nosso dia a dia e que, afinal, tendo em conta os danos causados, não são assim tão banais.
A presença constante da inteligência artificial
Não é novidade nenhuma, a inteligência artificial (IA) tira a paz e, nalguns casos, até pode chegar a tirar o emprego de muitas pessoas.
Estes especialistas revelam que "existe uma ansiedade constante devido à possibilidade da IA dominar o mundo".
Apesar desta ferramenta ser bastante útil nalguns setores, noutros pode chegar a tornar-se o principal 'funcionário'.
Um estudo citado pela mesma fonte revela que, "atualmente a IA já pode substituir 11,7% da força de trabalho, conforme reportado pela CNBC".
A par desta catástrofe digital, os especialistas revelam que a inteligência artificial alimenta a preguiça de muitos indivíduos.
Leia Também: Sente que o tempo passa a correr? Psicólogo de Stanford explica fenómeno
Disponibilidade excessiva
Inicialmente, as redes sociais demonstravam-se bastante vantajosas tendo em conta a proximidade que estabeleciam. No entanto, agora a perspetiva não é exatamente a mesma. Devido à falta de controlo do tempo dispendido online, a disponibilidade de qualquer indivíduo torna-se demasiado imediata.
"Com um telemóvel no bolso, qualquer pessoa nos poderá contatar quando quiser. Estamos sempre de plantão, seja para trabalho ou conversas fúteis e sem interesse", o que se torna desgastante para o cérebro, alertam estes especialistas.
Precisando de uma pausa dos ecrãs, mas com ecrãs
Esse detox digital torna-se contraproducente. Deixar o telemóvel para passar para o computador não é o método mais eficaz. Na verdade, torna-se até um pouco hipócrita.
Como podemos equilibrar isso? "A verdade é que precisamos de nos permitir ficar entediados. É bom para nós. Precisamos de aceitar o tédio e dar um descanso à nossa mente", esclarecem.














