Treinador do Chelsea já lança Benfica... e Mourinho: "Uma lenda do clube"
- 18/09/2025
A confirmar-se a mudança de José Mourinho para a Luz para ser o novo treinador do Benfica, o primeiro desafio na Liga dos Campeões do técnico português será logo um reencontro especial com o Chelsea, no próximo dia 23 de setembro, em pleno Stamford Bridge.
Enzo Maresca, atual timoneiro dos blues, não escondeu o respeito e admiração ao luso, prestando declarações na conferência de imprensa após a derrota sofrida frente ao Bayern Munique esta quarta-feira.
"[Está ansioso por defrontar Mourinho?] Sim, claro que sim. Ele é uma lenda do clube, mas também é uma lenda do futebol mundial, pelos troféus que ele conseguiu conquistar", afirmou o italiano.
A imprensa inglesa tem estado muito atenta a este potencial regresso de José Mourinho ao Benfica, não só pelo reencontro com o Chelsea nos primeros dias enquanto técnico dos encarnados, mas também pelo simbolismo mediático que o treinador português alcançou quando rumou ao clube londrino pela primeira vez e afirmou logo à chegada que era o Special One, uma expressão que ficou marcada na história do futebol mundial.
O setubalense de 62 anos contou com várias passagens pelo futebol inglês, com duas no Chelsea - 2004/05 a 2007/08 e 2013/14 a 2015/16 -, uma no Manchester United - de 2016/17 a 2018/19 - e ainda outra no Tottenham - de 2019/20 a 2020/21.
️ "A return of a Chelsea legend you looking forward to that?"
— Sky Sports News (@SkySportsNews) September 18, 2025
️ "He is a legend in football"
Enzo Maresca is looking forward to welcoming back incoming Benfica boss Jose Mourinho to Stamford Bridge pic.twitter.com/ibBPf3B0XG
José Mourinho já chegou a Lisboa para assinar pelas águias
Na chegada ao Aeroporto de Tires, em Cascais, e depois de ter aterrado oriundo de Barcelona, José Mourinho acedeu ao pedido dos jornalistas e acabou por confirmar que estava em negociações com o Benfica. Pelo meio, deixou uma frase que depressa começou a dar que falar.
"Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não [digo]", disse Mourinho, já na parte final da conversa com os jornalistas, antes de entrar na viatura própria.
Antes disso, Mourinho também confessou que a possibilidade de regressar ao Benfica sempre lhe agradou, mas também admitiu sonhar em orientar a seleção nacional.
"Pensava que um dia iria regressar [a Portugal] para a seleção. Confirmo que antes de entrar no avião perguntaram-me se poderia ter interesse e eu disse que sim. Disse que estava no estrangeiro e quando regressasse teria todo o gosto em falar com as pessoas", apontou, antes de acrescentar.
"Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Não queria dizer sim a algum clube que não fosse o certo, só por eu ser workaholic [viciado no trabalho]. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava'", afirmou.
Esta não será a primeira vez que Mourinho treina o Benfica
Decorria o ano de 2000 quando um jovem natural de Setúbal se estreava como treinador principal na equipa do Benfica. No entanto, a sua estadia acabou por ser curta no Estádio da Luz, devido a questões 'políticas' das águias, que estavam em ano de eleições e, com a vitória de Manuel Vilarinho, José Mourinho decidiu sair do clube por não ser o treinador do novo presiddente.
Como 'moeda' de despedida, o português acabou mesmo por sair em grande, com uma vitória num dérbi frente ao Sporting, por 3-0, no antigo Estádio da Luz, a 3 de dezembro de 2000.
Desde então, conquistou 26 troféus na carreira entre títulos em Portugal, Inglaterra, Espanha e Itália, conseguindo ainda duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e ainda um Liga Conferência.
Leia Também: "Quem diz não ao Benfica?". José Mourinho esperado hoje no Seixal