Tragédia no basquetebol. Jogador do Pinhalnovense morre aos 22 anos
- 14/02/2026
O basquetebol português está de luto depois da morte, na sexta-feira, de Élsio António Capepa, atleta do Pinhalnovense, aos 22 anos. A informação foi confirmada, através das suas redes sociais, pelo emblema sediado em Pinhal Novo. A causa da morte deste jovem desportistas ainda não é conhecida.
"O Clube Desportivo Pinhalnovense manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso atleta sénior de basquetebol, Élsio António Capepa, de apenas 22 anos. É com enorme tristeza que nos despedimos de um jovem humilde, estudioso, trabalhador e extremamente responsável. Dentro e fora de campo, o Élsio foi sempre um excelente companheiro, muito estimado por colegas, treinadores e por todos aqueles que com ele conviveram", começou por escrever o emblema da Margem Sul do Tejo.
"Ao longo do seu percurso, representou diversos clubes do nosso distrito, deixando em todos eles uma marca de dedicação e respeito pela modalidade. Deixa uma saudade profunda em toda a família do basquetebol e do Pinhalnovense. Neste momento de dor e consternação, o CD Pinhalnovense endereça as mais sentidas condolências à família e amigos. Descansa em paz, Élsio", termina a nota de pesar.
Élsio António Capepa fez formação no Galitos, antes de se mudar para o emblema de Pinhal Novo. Também através das redes sociais, o anterior clube do basquetebolista, que se localiza no Barreiro, lamentou esta morte.
"O Galitos Futebol Clube manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do atleta Elsio António Capepa, de apenas 22 anos. O Élsio realizou todo o seu percurso formativo no nosso Clube, tendo-nos representado desde os escalões de formação até à sua recente participação no escalão sénior. Ao longo desses anos, cresceu enquanto atleta e enquanto homem, sendo sempre exemplo de humildade, dedicação, responsabilidade e espírito de equipa", fez notar o Galitos em comunicado.
"Dentro e fora de campo, destacou-se pelo seu carácter, pela forma respeitosa como se relacionava com colegas, treinadores e dirigentes, e pelo compromisso permanente com o trabalho e com a modalidade. A sua partida deixa também uma marca profunda no nosso Clube e na comunidade do basquetebol. Neste momento de dor e consternação, o Galitos Futebol Clube endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e a todos quantos tiveram o privilégio de partilhar o seu percurso. Descansa em paz, Élsio", termina a nota.
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) também reagiu a esta morte através de uma nota de pesar publicada nas plataformas oficiais.
"A Federação Portuguesa de Basquetebol manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Élsio António Capepa, jovem atleta que partiu prematuramente aos 22 anos. Formado no Galitos Futebol Clube, onde realizou todo o seu percurso formativo até alcançar o escalão sénior. Ao longo do seu percurso, representou também outros clubes, deixando em todos uma marca de respeito, profissionalismo e paixão pelo basquetebol", pode ler-se.
"O seu espírito de equipa, caráter exemplar e permanente compromisso com o trabalho e com a equipa tornam a sua perda ainda mais sentida por toda a comunidade basquetebolística. Neste momento de dor e consternação, a Federação Portuguesa de Basquetebol endereça as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas de equipa e a todos quantos tiveram o privilégio de partilhar o seu percurso", termina o comunicado.














