Trabalhos de limpeza em Portalegre "pelo menos" até segunda-feira
- 06/02/2026
Numa nota publicada nas redes sociais, o Comando Distrital de Portalegre refere que a PSP tem "acompanhado e colaborado" com as demais entidades, "desde a primeira hora", nas operações em curso, na sequência dos danos causados pela água, lama e pedras provenientes da Serra de São Mamede.
"Uma vez que os trabalhos de limpeza irão continuar entre o dia de hoje (sexta-feira) e no próximo fim de semana, informamos que a avenida da Liberdade (a partir da avenida Movimento das Forças Armadas até à avenida Santo António e toda a avenida de Santo António, ficarão interditas ao trânsito, pelo menos, até segunda-feira às 12:00", lê-se na nota.
A PSP apela ainda ao "cumprimento integral" destas medidas, por forma a que os trabalhos de limpeza decorram com a "celeridade que se impõe" e no sentido que se possa ter a "normalidade resposta o mais rápido possível".
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.
Leia Também: Seguro diz que não fará campanha nos concelhos com presidenciais adiadas













