Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços juntam-se à greve geral

  • 18/11/2025

 

 

Na nota, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) dá conta do pré-aviso de greve, lançado pela FEPCES - Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços, onde "toma pública, para todo o seu âmbito e área estatutários, a adesão à Greve Geral de 11 de dezembro de 2025, declarada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional [CGTP]".

De acordo com o pré-aviso, "a greve, sob a forma de uma paralisação total do trabalho durante todo o período de funcionamento correspondente àquele dia" tem vários objetivos, nomeadamente "rejeitar o pacote laboral de assalto aos direitos e de afronta à Constituição da República Portuguesa".

Os sindicatos contestam "a desregulação dos horários e o trabalho à borla com a reintrodução do banco de horas individual ou o alargamento das condições para a imposição do banco de horas grupal", a "eternização da precariedade, com a multiplicação dos motivos e ampliação dos prazos para os vínculos precários" e a "facilitação dos despedimentos e promoção dos despedimentos sem justa causa e a limitação da defesa e reintegração dos trabalhadores".

A greve pretende ainda contestar o "ataque aos direitos de maternidade e paternidade, com os horários flexíveis para mães e pais com filhos até 12 anos, com deficiência ou doença crónica, a passar a estar dependentes do 'ajuste ao funcionamento da empresa'", bem como a "redução da dispensa para amamentação até aos dois anos de idade da criança".

O protesto prende-se ainda com "o ataque à contratação coletiva, com a facilitação da caducidade para que o contrato e os direitos possam ser extintos, ou a suspensão ou modificação, por parte do patrão, de parte ou todo o contrato coletivo de trabalho em 'crise empresarial'".

Os sindicatos falam ainda nas "limitações à liberdade sindical" e no "ataque ao direito à greve".

Como objetivos específicos do setor do Comércio, Escritórios e Serviços os sindicatos apontam a exigência do "aumento dos salários para dinamizar a procura interna e combater a perda do poder de compra", a "valorização das carreiras e categorias profissionais" e a defesa de "horários de trabalho humanizados, contra os bancos de horas, adaptabilidades, e outras formas de desregulamentação do tempo de trabalho".

Os trabalhadores "cujo período normal de trabalho diário tenha início ainda a dia 10 de dezembro, e se prolongue pelo dia 11 de dezembro, bem como àqueles cujo início do período normal de trabalho diário ocorra no dia 11 de dezembro e se prolongue pelo dia 12 de dezembro, encontram-se abrangidos pelo presente pré-aviso de greve", lê-se no documento.

De acordo com o pré-aviso, os trabalhadores assegurarão serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações, assim como os serviços mínimos.

A CGTP e a UGT anunciaram uma greve geral para 11 de dezembro contra a proposta do Governo, naquela que será a primeira paralisação conjunta desde junho de 2013, quando Portugal estava sob intervenção da 'troika'.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o secretário-geral da UGT explicou que a central sindical avançou para a greve por ter sido encostada à parede pelo Governo, que aconselhou a refletir, e admitiu avançar para "dois dias de greve" se o executivo apresentar proposta igual.

Leia Também: TAP? Ministro Pinto Luz diz estar "absolutamente tranquilo" com buscas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2890330/trabalhadores-do-comercio-escritorios-e-servicos-juntam-se-a-greve-geral#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes