TPI admite audiências na ausência de Putin e Netanyahu. "É possível"

  • 05/12/2025

"Testámos isso no caso Kony. É realmente um processo complicado. Mas testámo-lo e percebemos que é possível e útil", disse Niang à agência de notícias France-Presse, referindo-se à audiência de "confirmação das acusações" realizada à revelia no início deste ano contra o líder rebelde ugandês fugitivo, Joseph Kony.

 

Tanto o primeiro-ministro israelita como o Presidente russo foram alvos de mandados de detenção emitidos pelo tribunal sediado em Haia, nos Países Baixos, por crimes de guerra e contra a humanidade, no caso de Putin relacionados com a invasão russa da Ucrânia, e no de Netanyahu com a ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

O TPI emitiu em março de 2023 um mandado de detenção contra Putin, e a comissária para os direitos da criança no gabinete presidencial russo, Maria Lvova-Belova, devido à deportação ilegal de crianças ucranianas durante o conflito.

De acordo com dados atualizados das autoridades de Kiev, 19.546 menores ucranianos estão oficialmente registados como deportados ou transferidos à força pela Rússia.

Reportagens recentes, citando o Provedor de Direitos Humanos da Ucrânia, Dmytro Lubinets, indicam que 1.247 crianças tinham regressado ao país até 27 de março através de canais diplomáticos e humanitários.

Esta semana, Lubinets revelou que algumas das crianças raptadas pelo exército russo em territórios ocupados teriam sido enviadas para a Coreia do Norte para centros de reeducação.

O mandado de captura emitido em 21 de novembro de 2024 contra Netanyahu foi amplamente criticado pelo líder israelita que, numa das primeiras reações, classificou a decisão do tribunal como "antissemita".

Essa decisão do tribunal suscitou a indignação dos Estados Unidos, que decidiram impor sanções a altos responsáveis do TPI, incluindo quatro juízes e o procurador-geral, Karim Khan.

Em outubro o TPI rejeitou um pedido de recurso apresentado por Israel contra a decisão que confirmava os mandados de captura emitidos contra Netanyahu, e o antigo ministro da Defesa Yoav Gallant.

Um mês depois Israel pediu o afastamento de Karim Khan de processos relacionados com o país, e ainda a anulação dos mandados de detenção do Netanyahu e de Gallant. 

As ações do procurador britânico Khan contra Netanyahu e Gallant, cuja detenção ordenou por alegados crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos em Gaza, "visavam desviar a atenção pública das graves acusações contra ele por reiterado assédio sexual a uma funcionária subordinada", argumentou na ocasião o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

Khan está atualmente afastado do cargo devido a uma investigação em curso por queixas de duas funcionárias do TPI relativas à sua conduta sexual.

O TPI processa indivíduos suspeitos dos crimes mais graves do mundo, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídios.

Leia Também: "Ou libertamos territórios com ação militar, ou ucranianos retiram-se"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900294/tpi-admite-audiencias-na-ausencia-de-putin-e-netanyahu-e-possivel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes