Toni Perez vira pesadelo para Portugal e Espanha conquista título europeu

  • 07/02/2026

Portugal falhou a hipóteses de se sagrar tricampeão europeu de futsal. Na final do Campeonato da Europa, os comandados de Jorge Braz perderam por 3-5 diante da eterna rival Espanha. Toni Pérez foi a grande figura da partida com três golos marcados.

 

Num duelo que teve lugar na Arena Stozice, em Liubliana, na Eslovénia, Espanha entrou a todo o gás nesta terceira reedição de um duelo ibérico numa final do Campeonato da Europa. Aos três minutos, os hispânicos já venciam com golos de Antonio Perez (2') e Raya (3').

No entanto, a reação dos bicampeões europeus em título foi de gigante. Em dois minutos, os comandados de Jorge Braz empataram a partida. Numa jogada de insistência, Afonso Jesus acabou por reduzir distâncias aos cinco minutos, antes de Rúben Góis igualar a contenta ao minuto 7 com um grande remate ao canto superior esquerdo da baliza.

A partida entrou numa fase de maior equilíbrio, mas Espanha acabou por voltar a saltar para a liderança do marcador à beira do intervalo. Instantes depois de Portugal ter atingido a quinta falta, os espanhóis tiveram direito a um livre direto sem barreira. Edu Sousa esteve muito perto de defender, mas a bola rematada por Antonio Pérez, que bisou no encontro, acabou por entrar caprichosamente na baliza (20').

Portugal entrou muito forte neste reatamento, empurrando os espanhóis para trás. Depois de Pany Varela ter ficado muito perto de marcar aos 23 minutos, Adolfo, aos 25', atirou ao poste. Espanha superiorizou-se depois e ficou novamente perto do golo, mas Bernardo Paçó negou. Os heróis do mar conseguiram equilibrar e Pauleta, aos 30', fez o empate na partida.

Espanha não acusou a igualdade e acabou por voltar a evidenciar crescimento com o aproximar do final da partida. Depois de mais uma bola ao poste, os hispânicos assinaram o 3-4 aos 36 minutos. Toni Pérez fez o hattrick com um forte remate em zona frontal. A vencer, Rivillos teve nos pés a oportunidade de colocar uma pedra sobre o assunto, mas atirou fortíssimo ao poste.

Com Portugal apostado no 5x4 para tentar, pelo menos, levar a partida para o tempo de prolongamento, foi mesmo a Espanha a chegar ao quinto golo no encontro por intermédio de Adolfo, que atirou por entre as pernas de Bernardo Paçó.

Portugal falha, assim, o sonho do tricampeonato europeu. Depois das conquistas de 2018 e 2022, Portugal sucumbiu perante a Espanha, que não ganhava um Europeu há 10 anos. Os hispânicos atingiram o oitavo ceptro em Campeonatos da Europa.

Acompanhamento

40' - Termina a partida. Título europeu vai para Espanha.

40' - Adolfo atira por entre as pernas de Paçó e Espanha faz o 3-5.

40' - Portugal atinge a quinta falta.

36' - Eis o quarto golo de Espanha. Toni Pérez faz o hattrick com um forte remate em zona frontal.

35' - Mais uma bola no poste para os espanhóis.

30' - Marca Portugal! Pany recupera a bola e lança Pauleta, que aproveita a defesa descompensada para igualar a contenda.

26' - Grande defesa de Paçó! O guardião luso viu um remate ser desferido a escassos centímetros e desviou para o poste.

23' - Pany Varela remata de longe para grande defesa de Didac Plana.

22' - Espanha a centímetros do quarto golo. Numa jogada muito confusa na área portuguesa, Pany Varela cortou em cima da linha.

21' - Começa a segunda parte.

20' - Termina a primeira parte. Espanha em vantagem ao intervalo.

19' . Aí está o golo de Espanha. Edu Sousa esteve muito perto de defender, mas a bola acabou por entrar devagarinho na baliza.

19' - Sexta falta de Portugal. Erick colocou a mão na cara de Pablo Ramírez e vê cartão amarelo. Livre direto sem barreira para os espanhóis.

18' - Quinta falta para Portugal. Tiago Brito empurra Novoa e é assinalada falta. Próxima dá livre direto sem barreira.

14' - Kutchy perto de marcar! Demorou demasiado a decidir e acabou por atirar à figura de Didac Plana.

13' - Kutchy colocou a bola na baliza, mas provocou a queda de Rivillos antes de a bola estar em jogo e o lance é anulado.

7' - Empate para Portugal! Rúben Góis faz o 2-2 com um grande remate ao canto superior esquerdo da baliza.

5' - Marca Portugal! Numa jogada de insistência, Afonso Jesus acabou por reduzir distâncias.

3' - Novo golo dos hispânicos. Tomás Paçó perdeu a bola e Toni Pérez aproveitou para fazer o 0-2.

2' - Antonio Montez marca o primeiro golo da partida. Aproveitou falha na marcação e colocou a Espanha em vantagem.

2' - Pany Varela fica perto do golo! Português tentou picar a bola, mas Didsc defendeu.

1' - Já rola a bola na partida!

0' - Já se escutam os hinos oficiais antes do arranque da partida. Primeiro o de Espanha e agora o de Portugal.

Equipas iniciais

Portugal: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Bruno Coelho, Pany Varela e Erick

Espanha: Didac Plana, Antonio, Mellado, Pablo Ramírez e Francisco Cortés

Antevisão

A seleção nacional de futsal vai à procura, ao final da tarde deste sábado, de escrever mais uma página de ouro na modalidade e consumar o terceiro título consecutivo em Campeonatos da Europa, numa final ibérica com a velha conhecida Espanha.

A Arena Stozice, em Liubliana, na Eslovénia, recebe um jogo que coloca frente a frente duas das grandes seleções de futsal do mundo, sendo a espanhola a que tem mais títulos europeus no cartório.

Bicampeões europeus nas duas últimas edições, os eleitos de Jorge Braz reencontram a Espanha na final, à semelhança do que tinha acontecido em 2018, e também na Eslovénia como há oito anos. É a terceira vez que existe um duelo ibérico na final de um Europeu.

Portugal chegou ao jogo do título depois de eliminar França nas meias-finais e a Bélgica nos quartos de final. Antes disso, a equipa das quinas encerrou a fase de grupos com o pleno de vitórias, após triunfos diante de Itália, Hungria e Polónia.

A final do Campeonato da Europa de futsal tem apito inicial agendado para as 19h30 locais (18h30 no horário de Portugal Continental) e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências da mesma, através do Desporto ao Minuto.

Portugal finta susto e ultrapassa França rumo à final do Europeu

Portugal finta susto e ultrapassa França rumo à final do Europeu

Depois de começar a perder, a seleção nacional de futsal foi atrás do prejuízo e conseguiu dar a reviravolta na partida, carimbando a presença na final do Campeonato da Europa da modalidade, onde irá encontrar a eterna rival Espanha.

Davide Rodrigues Araújo | 21:17 - 04/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2935059/toni-perez-vira-pesadelo-para-portugal-e-espanha-conquista-titulo-europeu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes