Tondela não é o Real Madrid. Benfica escorrega e vê rivais à distância
- 01/02/2026
O Benfica visitou o Estádio João Gomes na noite deste domingo na tentativa de levar o ímpeto da vitória épica na Liga dos Campeões, frente ao Real Madrid para o duelo com o Tondela, a contar para a 20.ª jornada da I Liga.
No entanto, os encarnados não conseguiram fazer essa passagem e 'escorregaram' para o campeonato, ficando ainda mais longe dos rivais, com um empate a zeros no distrito de Viseu.
O jogo começou com uma imagem repartida das duas equipas no ataque, com oportunidades a surgirem de parte a parte, com perigo a surgir nas duas balizas do Estádio João Cardoso.
O Benfica ia sendo muito superior, mas as intervenções de Bernardo iam mantendo o Tondela no jogo e o nulo a permanecer ainda mais no encontro.
A melhor oportunidade da equipa da casa surgiu mesmo dos pés de Jordan Siebatcheu, que aproveitou um erro de Samuel Dahl no alívio da bola para receber um cruzamento e tentar fazer o golo de calcanhar, com a investida a embater no poste da baliza de Trubin, que estava praticamente batido do lance, aos 25 minutos.
Mas foi ao minuto 38 que a polémica esteve perto de acontecer. O Benfica foi atacando pela direita, com Leandro Barreiro a progredir com bola, pressionado por Bebeto. O médio encarnado deixou-se cair na grande área e Luís Godinho assinalou... grande penalidade.
O lance foi imediatamente ao VAR e na Cidade do Futebol acabaram por avisar o árbitro da partida para ir ao monitor rever a jogada, de modo a que pudesse reverter a decisão de grande penalidade. E foi isso mesmo que aconteceu, com os jogadores do Benfica a questionarem-se da anulação do penálti.
O jogo chegou ao intervalo com um empate a zeros, com uma chuva intensa no Estádio João Cardoso a não impedir um excelente jogo de futebol na I Liga.
O regresso dos balneários trouxe um domínio ainda mais avassalador por parte do conjunto de José Mourinho, com mais e mais oportunidades a surgirem, mas sem sucesso em derrubar a muralha defensiva do Tondela de Cristiano Bacci, que se ia agarrando a um ponto crucial para as contas rumo aos seus objetivos, já que entrou para esta partida a cinco pontos dos lugares de manutenção.
Gianluca Prestianni e Andreas Schjelderup eram os jogadores que mais iam tentando fazer o golo que desse os três pontos ao Benfica, mas ou Bernardo ou pontaria desafinada acabaram por manter as águias a 'voar baixo' no distrito de Viseu.
Rafa Silva ainda entrou em campo, aos 63 minutos, mas não acrescentou muito ao ataque do clube da Luz, na mesma altura em que Sidny Cabral rendia Daniel Banjaqui, que voltou a ser titular na I Liga.
Até final, não houve mesmo nenhum golo marcado, com Bernardo a ser uma autêntica muralha. Com este resultado, o Benfica fica com 46 pontos em 20 jogos, perdendo terreno para o Sporting, que já está a cinco pontos e para o FC Porto, que pode ficar a 12.
Já o Tondela, consegue um ponto importante na luta pela manutenção e já olha para a linha de água, que se encontra a quatro pontos de distância, ainda que o lugar de playoff esteja a dois pontos, à condição.















