Todos os filmes de João César Monteiro voltam aos cinemas a partir de janeiro

  • 12/12/2025

De acordo com a distribuidora, será a exibição integral de uma "obra extraordinária, ferozmente livre e de uma coragem artística ímpar, de um cineasta singular e iconoclasta que marcou sobremaneira a arte portuguesa no último meio século".

 

Os filmes serão exibidos a partir de 08 de janeiro até fevereiro, em datas a anunciar, no cinema Nimas (Lisboa), Teatro Campo Alegre (Porto), Auditório Charlot (Setúbal), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e Theatro Circo (Braga).

Esta iniciativa abrange cerca de duas dezenas de filmes de João César Monteiro (1939-2003), entre curtas e longas-metragens, nomeadamente "Quem espera por sapatos de defunto morre descalço" (1971), "Que farei eu com esta espada" (1975), "Silvestre" (1981), "Recordações da casa amarela" (1989), "A comédia de Deus" (1998) e "Branca de Neve" (2000).

Entre os vários prémios conquistados pelo realizador está o Leão de Prata -- Grande Prémio Especial do Júri para "A comédia de Deus", no Festival de Cinema de Veneza.

Em outubro, o cinema de João César Monteiro foi exibido numa retrospetiva no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), nos Estados Unidos, sob o título "Sinfonias de um libertino".

Protagonista de muitos dos filmes que fez, João César Monteiro terá sido o mais inclassificável dos realizadores do cinema português, um "verdadeiro libertino", como descreveu o MoMA, que "subverteu tendências e definições numa obra que, na linha de Erich von Stroheim, se concentra nos mistérios pervertidos do prazer, da decadência e da tradução poética do sublime para a arte".

De acordo com a Medeia Filmes, distribuidora do produtor e exibidor Paulo Branco, estão previstas mais iniciativas na América do Norte, nomeadamente "estreias em sala", a edição dos filmes em suportes DVD e BLURAY e a publicação de um livro dedicado ao cineasta.

Quando João César Monteiro morreu, em 03 de fevereiro de 2003, um dia depois de completar 64 anos, o antigo diretor da Cinemateca, João Bénard da Costa, disse que o cinema dele só iria "crescer com o tempo" e que tal como o público "adorava ou detestava" as suas obras, ele também era assim, "sem meias tintas, nem possibilidades de reconciliação".

Leia Também: 2025: Ano de consagração internacional para atriz brasileira Fernanda Torres

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2903475/todos-os-filmes-de-joao-cesar-monteiro-voltam-aos-cinemas-a-partir-de-janeiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes