"Titus" expõe a violência dos tempos atuais no Teatro Carlos Alberto

  • 25/11/2025

"Para nós, faz todo o sentido fazer esta peça, nomeadamente no contexto em que vivemos, porque o que se passa na peça pode ser sobre a Palestina ou a Ucrânia", explicou um dos encenadores da peça, José Nunes, no final de um ensaio de imprensa.

 

A tragédia de Shakespeare retrata o regresso do general Titus a Roma, após o triunfo contra os Godos, e a disputa pela sucessão do trono.

A adaptação da peça é da autoria de José Nunes e Cátia Pinheiro --- que assumem também a encenação do espetáculo --- e de Hugo van der Ding.

José Nunes referiu que a peça, tal como Shakespeare fez em 1590, procura mostrar a violência e, dessa forma, provocar uma reação no espetador, levando-o a questionar sobre o porquê da atração pelas histórias trágicas de violência, pelo sangue e pela desgraça alheia.

Além disso, "Titus", que tem no elenco nomes como Pedro Frias, Vicente Gil, Rui Maria Pêgo ou Tita Maravilha, confronta ainda o público com a fome contemporânea pela vingança.

José Nunes salientou que, nos tempos atuais, há uma certa banalização da violência e desumanização do outro, que acontece não apenas em contexto de guerra, mas diariamente quando se pega no telemóvel e se consome conteúdos que mostram violência.

Em "Titus", que estará em cena até dia 07 de dezembro, as personagens são movidas por um desejo de vingança e todas elas encontram uma justificação moral para os atos que cometem.

E isso, acrescentou, é aquilo a que estamos a assistir hoje em dia nos atuais conflitos.

Marcada pelo excesso de violência, de sangue e de desejo de poder, a peça convida o público a olhar criticamente para o poder, a vingança e a passividade que alimentam ciclos intermináveis de conflito, ressalvou.

Também em declarações aos jornalistas, o ator Pedro Frias, que interpreta a personagem Titus, salientou que a peça é "tão atual" porque tem mortes e intolerância para com as diferenças e o outro.

"Espero que, no fim, quando as pessoas saírem do teatro vão para casa e reflitam sobre o agora, a sociedade em que estamos, o país e o mundo", concluiu.

"Titus" resulta de uma coprodução da Estrutura, Teatro Nacional São João, no Porto, e Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Após a temporada no Porto, "Titus" estará em cena no Centro Cultural de Belém entre 16 e 25 de janeiro de 2026.

Leia Também: "Amarela" domina palmarés do Festival Internacional de Curtas de Tomar

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2894560/titus-expoe-a-violencia-dos-tempos-atuais-no-teatro-carlos-alberto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes