Tiroteio em rinque nos EUA terá tido origem em "desavença familiar"
- 16/02/2026
O tiroteio que ocorreu esta segunda-feira durante um jogo de hóquei no gelo, em Rhode Island, nos Estados Unidos, e que provocou, pelo menos três mortos, terá tido origem numa "desavença familiar", de acordo com as autoridades.
Uma fonte do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, sigla em inglês) adiantou à Fox News que o tiroteio terá tido origem num incidente de violência doméstica, que depois se transformou num caso de homicídio seguido de suicídio.
A mesma fonte revelou ainda que o atirador matou a sua mulher e alvejou os três filhos antes de se suicidar.
"Aparentemente, foi um ataque premeditado, possivelmente relacionado com uma desavença familiar", afirmou a chefe da polícia de Pawtucket, Tina Gonçalves, sem dar detalhes sobre o suspeito ou a idade das vítimas.
A chefe da polícia afirmou, no entanto, que uma das pessoas mortas era uma mulher e que o suspeito era um homem. A terceira vítima mortal terá morrido devido aos ferimentos graves. Já os três feridos - todos baleados - estão em estado crítico.
A imprensa local apontou que uma das vítimas mortais tratar-se-á de uma menina que foi encontrada ao lado do suspeito.
"Neste momento, não há ameaça iminente à segurança pública e não houve nenhum pedido de assistência do FBI", escreveu a agência na página X, acrescentando que "o público deve continuar a evitar a área".
Um editor de desporto, que se encontrava a ver o jogo, afirmou que um pai conseguiu desarmar o atirador, mas que o homem "tinha uma segunda arma".
O tiroteio, recorde-se, ocorreu pelas 14h00 locais na Arena Lynch, em Pawtucket, onde estava a decorrer um jogo de hóquei juvenil .
As imagens do tiroteio
Nas redes sociais, foi divulgado um vídeo do momento do tiroteio, onde é possível ver que estava a decorrer o jogo e, de repente, ouvem-se disparos.
Os jogadores que estavam sentados nos bancos das duas equipas baixam-se assim que ouvem os tiros e depois começam a fugir. Há ainda jogadores que regressam à pista de gelo para escapar pelo lado oposto do rinque.
Nas bancadas, ouvem-se gritos do público enquanto tentam também fugir.
Dan McKee, o governador local, já fez saber que está ao corrente da situação, ao passo que o responsável pelas autoridades, Don Cowart, deu conta de um "incidente sério" na arena. "A informação ainda está a ser reunida e estamos a trabalhar ativamente com o staff do evento e autoridades para compreender o que se passa", indicou, numa mensagem enviada às famílias.
Do lado de fora do rinque de hóquei no gelo estão agora famílias em lágrimas e jogadores, ainda equipados, sob forte presença policial e com helicópteros a sobrevoarem a zona, segundo a mesma fonte.
Há apenas dois meses, recorde-se, um indivíduo de origem portuguesa baleou e matou duas pessoas na Universidade de Brown, na cidade vizinha de Providence.















