Tiroteio em Brown? FBI não divulga se sem-abrigo irá receber recompensa

  • 22/12/2025

O FBI não comenta se o sem-abrigo que foi uma peça importante para descobrir a identidade de Cláudio Neves Valente, o assassino do físico Nuno Loureiro e autor do ataque na Universidade de Brown, vai receber a recompensa de 50 mil dólares (42 mil euros, aproximadamente).

 

"Como prática padrão, o FBI não divulga se uma recompensa é ou não paga", disse um fonte ao The Post, no domingo passado. 

De recordar que foi noticiado que o FBI iria entregar uma quantia de 50 mil dólares ao sem-abrigo que ajudou as autoridades, através de uma publicação no Reddit, a encontrar o autor do tiroteio na Universidade de Brown e que, posteriormente, matou o físico português Nuno Loureiro, em Boston. 

O denunciante foi identificado apenas como "John" e partilhou uma descrição detalhada sobre o carro alugado pelo suspeito Cláudio Neves Valente, que viu estacionado junto da Sociedade Histórica de Rhode Island, tendo pedido às autoridades que o investigassem. 

"Estou a falar a sério. A polícia precisa de investigar um Nissan cinzento com a matrícula da Florida, possivelmente é um carro alugado. Era esse o carro que ele [o atirador] estava a conduzir", referiu na publicação do Reddit.

E acrescentou: "Ele usou o comando para abrir o carro, aproximou-se e algo fê-lo recuar, tendo trancado o carro novamente. Achei isto estranho. Quando ele deu uma volta ao quarteirão, aproximei-me do carro e foi aí que vi a matrícula da Florida".

Recorde-se que, com esta pista, os investigadores foram rever os vídeos das câmaras de vigilância e conseguiram localizar o Nissan, corroborando também as movimentações do encontro entre o suspeito e o homem que deu as informações no Reddit. 

No dia seguinte, a polícia de Providence explicou que um homem se dirigiu a agentes na rua Meeting, onde se situa o edifício Alumni Hall da Universidade de Brown. Identificou-se como "John" e como o autor da publicação no Reddit. Depois, prestou voluntariamente um depoimento que foi gravado, onde contou detalhes: a primeira vez que tinha encontrado o suspeito foi na "casa de banho no rés-do-chão do edifício Barus Holley, imediatamente à direita de uma entrada do edifício, em 13 de dezembro de 2025, por volta das 13h45-14h00".

Na manhã desse dia, a polícia tinha sido também abordada por um funcionário da Universidade de Brown que tinha avistado um carro suspeito no local, a 11 de dezembro. As imagens de videovigilância levaram a que as autoridades percebessem que o Nissan tinha estado pelo menos 14 vezes naquela área. 

O vídeo do rent a car de Boston permitiu perceber que Cláudio usava uma "camisola azul" semelhante à "peça de roupa interior azul visível por baixo do casaco do suspeito, conforme capturado em numerosos vídeos de vigilância de 13 de dezembro de 2025".

O que sabe sobre o homicídio (e o ataque na universidade)?

De salientar que têm surgido novos detalhes acerca de Cláudio Neves Valente, sabendo-se também que as autoridades norte-americanos, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ), têm passado a 'pente fino' o percurso académico de homicida.

Ao que tudo indica, Cláudio Valente teria retomado recentemente o contacto com o físico e ex-colega Nuno Loureiro e, por isso, sabia onde é que ele morava, segundo o Correio da Manhã (CM).

Nuno Loureiro abriu as portas de sua casa ao ex-colega na segunda-feira, dia 15 de dezembro, longe de imaginar que o amigo seria o autor do ataque na Universidade Brown ou que o iria matar de seguida.

Informações avançadas pela SIC Notícias, no domingo, davam conta de que Cláudio Valente terá viajado, pelo menos, quatro vezes de Miami para Boston durante o ano. A primeira viagem terá acontecido em fevereiro e durou apenas quatro dias. 

As últimas viagens terão acontecido já nos últimos meses do ano, entre outubro e dezembro. As autoridades acreditam que o homicida estaria a planear o ataque à Universidade de Brown e o assassinato de Nuno Loureiro desde fevereiro.

"Um doce"? Valente terá retomado contacto com Nuno Loureiro para o matar

Têm surgido novos detalhes acerca de Cláudio Neves Valente, o suspeito de ter matado o físico português Nuno Loureiro, em Boston, e de ter planeado o ataque na Universidade Brown. Entre eles, os testemunhos de ex-colegas e, se há quem diga que o português tinha uma "atitude desagradável", há também quem o considere uma pessoa "doce".

Notícias ao Minuto | 09:39 - 21/12/2025

Corpo de homicida português não foi reclamado

O corpo de Cláudio Neves Valente ainda não foi reclamado. De acordo com o jornal Correio da Manhã, que avançou com a notícia, o homicida, natural do Entroncamento, poderá mesmo vir a ser sepultado como indigente do outro lado do Atlântico, se a família, com quem tinha cortado relações, não se responsabilizar pelas cerimónias fúnebres ou envio dos restos mortais para Portugal.

O assassino português, note-se, foi encontrado morto, na quinta-feira passada, com um tiro auto-infligido.

"Com base nos resultados dos exames e nas informações investigativas disponíveis até o momento, estima-se que o sr. Neves Valente tenha morrido a 16 de dezembro de 2025" - no dia a seguir a, alegadamente, ter disparado sobre Nuno Loureiro, que acabou por morrer também na terça-feira.

Ninguém reclamou corpo de Cláudio Valente, assassino de Nuno Loureiro

Ninguém reclamou corpo de Cláudio Valente, assassino de Nuno Loureiro

O corpo do serial killer português Cláudio Valente, que matou o professor Nuno Loureiro e dois estudantes, nos EUA, ainda não foi reclamado. O assassino tinha cortado as relações com a família, de classe média, há vários anos.

 Natacha Nunes Costa | 11:30 - 22/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908389/tiroteio-em-brown-fbi-nao-divulga-se-sem-abrigo-ira-receber-recompensa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes