Timor-Leste quer mais conhecimento científico sobre recursos minerais
- 05/02/2026
"Tal como fomos capazes de tomar uma decisão baseada em evidência relativamente ao Greater Sunrise [campo de gás natural no mar de Timor], apoiada no melhor conhecimento científico, de engenharia e económico, devemos desenvolver o mesmo nível de compreensão sobre a geologia e os recursos naturais do resto do nosso território", afirmou o líder timorense.
Xanana Gusmão falava na conferência sobre "Geociências para a Construção da Nação: Dados, Recursos e Resiliência para o Futuro de Timor-Leste", organizada pelo Instituto de Geociência de Timor-Leste e que vai decorrer até sexta-feira em Díli.
O objetivo da conferência é debater e partilhar como as geociências podem contribuir para o desenvolvimento sustentável, crescimento económico e resiliência de Timor-Leste.
"A ciência deve servir as pessoas. O conhecimento deve ser transformado em decisões que melhorem as vidas, protejam comunidades e criem empregos", salientou o primeiro-ministro.
Xanana Gusmão disse também que o Governo está empenhado em "continuar a investir na ciência", com a formação de jovens em áreas das geociências, engenharia, ambiente e energia e com instituições capazes de "planear, regular e decidir com base no conhecimento".
"É assim que os nossos recursos naturais podem tornar-se um alicerce para a prosperidade partilhada e para um futuro mais seguro", disse.
Durante a conferência, investigadores timorenses e estrangeiros, académicos e profissionais do setor e decisões políticos vão partilhar resultados de investigações, conhecimentos técnicos e inovações na área das geociências.
Hoje, o dia está a ser dedicado ao papel dos serviços geológicos nacionais na construção dos países com contribuições de dirigentes de várias instituições de serviços geológicos, incluindo a presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal, Teresa Ponce de Leão.
Na sexta-feira, os participantes vão debater as geociências, os recursos minerais e a energia para o crescimento económico.
Leia Também: Aumenta para sete o número de mortos devido ao dengue em Timor-Leste













