Timor-Leste e Brasil assinam acordo para formar professores de português

  • 10/12/2025

"O Projeto de Formação de Professores de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico, que hoje formalizámos através da assinatura de um ajuste complementar e de um documento de projeto, nasce de um compromisso profundo: garantir que todos os nossos professores disponham de competências linguísticas, comunicativas, didático-pedagógicas e metodológicas necessárias para assegurar o sucesso da implementação do novo currículo nacional, que entrou em vigor no ano letivo de 2025", afirmou Dulce de Jesus.

 

A ministra da Educação timorense falava no âmbito da cerimónia de assinatura do programa de formação, que terá a duração de quatro anos (2025 a 2028).

O projeto abrangerá um total de 644 professores de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico, diretamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos jovens timorenses.

"Para melhorar esse processo, contaremos com o apoio técnico de 17 professores-coordenadores brasileiros, que trabalharão em regime de docência conjunta, e de 81 professores timorenses, que atuarão como professores multiplicadores, garantindo assim a sustentabilidade e continuidade da formação no futuro", explicou a ministra timorense.

O projeto inclui também a produção de novos materiais didáticos para os 7.º, 8.º e 9.º anos, a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o estabelecimento, no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE), de um Núcleo de Formação de Professores de Português, que funcionará como estrutura permanente de apoio técnico e pedagógico.

"Todos compreendemos que se trata de um investimento estratégico e ambicioso. Um investimento que vai além da simples formação de docentes e que representa a construção de um modelo sustentável para o futuro da formação e da educação em Timor-Leste", acrescentou Dulce de Jesus.

O embaixador do Brasil em Timor-Leste, Ricardo José Leal, afirmou que o Governo brasileiro está comprometido em continuar a colaborar com Timor-Leste, especialmente na promoção e difusão da língua portuguesa.

"A formação de professores tem como objetivo capacitar os docentes e expandir o uso da língua portuguesa, sobretudo no ensino básico", declarou o diplomata brasileiro.

O projeto conta com apoio do Governo brasileiro através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade de Campinas (UNICAMP), que têm prestado apoio técnico e científico consistente para melhorar o sistema educativo em Timor-Leste.

Leia Também: Continente e Madeira sob avisos sexta e sábado devido à agitação marítima

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902301/timor-leste-e-brasil-assinam-acordo-para-formar-professores-de-portugues#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes