Timor-Leste apoia Portugal para membro não permanente do Conselho da ONU

  • 06/02/2026

"Por iniciativa do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi solicitado que o Governo de Timor-Leste apoiasse a candidatura de Portugal a membro não permanente do Conselho de Segurança", disse à Lusa o chefe da diplomacia timorense, à margem da cerimónia de assinatura de um acordo entre o Governo de Timor-Leste e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em Díli.

 

"Esta carta do Presidente português foi entregue diretamente pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel. Eu já entreguei a carta ao nosso Presidente, José Ramos-Horta", afirmou Bendito Freitas.

O ministro salienta que aquela é a posição política de Timor-Leste relativamente à candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança, sublinhando que Portugal solicitou o apoio de Timor-Leste.

"Esta é a declaração e penso que o Presidente irá apresentar a posição oficial de apoio a Portugal", disse.

Bendito Freitas manifestou a expectativa de que a candidatura de Portugal seja bem-sucedida, uma vez que representa a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também tem projeção mundial.

"Na Europa, é igualmente relevante, pois Portugal é também uma nação europeia com forte influência nas Nações Unidas e, no plano multilateral, pode ajudar e dar voz às necessidades das comunidades mais vulneráveis", concluiu.

Portugal concorre ao Conselho de Segurança - um dos órgãos mais importantes das Nações Unidas, cujo mandato é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional e cujas decisões são vinculativas - sob o lema "Prevenção, Parceria, Proteção".

Portugal tem como adversários diretos a Alemanha e a Áustria, numa disputa pelos dois lugares de membros não permanentes atribuídos ao grupo da Europa Ocidental e Outros Estados.

A candidatura foi formalizada em janeiro de 2013 e as eleições para o referido mandato realizam-se durante a 81.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro, três meses antes do fim do segundo mandato de cinco anos de António Guterres como secretário-geral da ONU.

Portugal já foi membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU por três vezes: em 1979-1980, 1997-1998 e 2011-2012.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros (cinco permanentes e 10 não permanentes). Cada membro tem um voto, sendo que os cinco membros permanentes - China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia - têm também poder de veto.

Os membros não permanentes são eleitos para um mandato de dois anos.

Leia Também: Ramos-Horta defende sede da ONU nos Emirados Árabes Unidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934084/timor-leste-apoia-portugal-para-membro-nao-permanente-do-conselho-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes