Tia Cátia enfrentou cancro da mama ao mesmo tempo que a mãe
- 12/01/2026
Cátia Goarmon, conhecida como Tia Cátia, foi a convidada desta semana do programa da SIC, "Alta Definição".
Em conversa com Daniel Oliveira, a cozinheira falou sobre o seu percurso profissional, sobre a vida pessoal, marcada pela perda das pessoas mais próximas como o pai, os avós e ainda uma amiga e sobre o problema de saúde que enfrentou.
Cátia foi diagnosticada com cancro da mama, precisamente a mesma doença e na mesma altura que a sua mãe.
"No final de 2021 detetei que estava com cancro da mama. Tinha 49 anos e exatamente a mesma idade que o meu pai tinha quando adoeceu. [...] É mais um desafio. Foi durante o mês de dezembro e eu estava a gravar. Não dava para parar, se eu fosse fazer o diagnóstico, se fosse fazer o exame tinha que tomar uma atitude. Depois vinha o Natal e como é que ia estragar o Natal a toda a gente?", revelou a cozinheira.
"Todos os dias estava lá, já tinha um tamanho bastante razoável. [...] Depois fiz a mamografia, ecografia e ressonância magnética. No dia a seguir fiz a biópsia. [...] No início do ano tive o resultado, partilhei com os meus irmãos e os meus filhos", confessou Tia Cátia.
E foi quando contou à mãe que tinha esta doença que ouviu algo para o qual não estava preparada.
"Entretanto, quando falo com a minha mãe e lhe digo que tenho um nódulo e que vou ser operada, a minha mãe disse-me que também tinha uma coisa. E tinha, era brutal, uma massa gigante. Fui operada em fevereiro e não precisei de fazer quimioterapia, fui poupada e fiz radioterapia", explicou.
"Estava pronta para começar a tratar da minha mãe, eu e os meus irmãos. Ela passou por um processo mais complicado, quimioterapia, cirurgia, radioterapia e novamente quimioterapia", contou ainda a cozinheira.
Veja aqui o momento.














