Teste com as unhas pode revelar sinal precoce de cancro do pulmão
- 31/12/2025
Existe um simples teste que pode fazer com as unhas que poderá revelar um sinal precoce de cancro do pulmão. Pode ser uma forma de alerta e de conseguir iniciar os tratamentos de forma antecipada, o que pode vir a salvar vidas.
De acordo com a Roy Castle Lung Cancer Foundation, tudo o que precisa é juntar as unhas dos dois indicadores. Assim, deverá conseguir ver um pequeno espaço em forma de diamante. Se tal não acontecer, pode ser um sinal de alerta.
Cancro do pulmão: Teste com as unhas pode salvar vidas
Este poderá ser um sintoma de hipocratismo digital, um sintoma que está presente em cerca de 35% dos casos de cancro do pulmão. “Embora a ausência desse espaço em forma de diamante não indique automaticamente cancro do pulmão, pode ser um sintoma."
“É fundamental entender que qualquer hipocratismo digital geralmente progride lentamente, começando na base da unha antes de se estender para fora, fazendo com que as unhas se dobrem de forma mais acentuada do que o normal”, continuam os especialistas.
Leia Também: Novo medicamento revela avanço promissor no tratamento do cancro da mama
“Pessoas com problemas como doenças cardíacas ou pulmonares às vezes apresentam essas alterações.” Assim, é preciso estar atento a este sinal.
Outros sintomas de cancro do pulmão
O cancro do pulmão pode manifestar-se de diferentes formas. Assim, é preciso ter em conta alguns sinais. Além deste teste com as unhas, que poderia não saber, deve estar atento à tosse persistente, falta de ar, à tosse com sangue, à fadiga e à perda de peso inexplicável, ou até à dor e desconforto ao tossir e respirar.
Mitos e verdades sobre cancro do pulmão
O Lifestyle ao Minuto entrevistou a médica Margarida Dias para esclarecer alguns dos mitos mais comuns sobre a doença.
O cancro do pulmão é uma doença predominantemente masculina e não afeta as mulheres
A explicação: O cancro do pulmão pode afetar homens e mulheres. No passado, o hábito de fumar era muito mais frequente nos homens e por isso também eram eles que tinham mais frequentemente cancro do pulmão. No entanto, como existem cada vez mais mulheres fumadoras, esta tendência tem-se alterado e o número de casos de cancro do pulmão nas mulheres tem vindo a aumentar.
Se fumar poucos cigarros por dia não poderá desenvolver a doença
A explicação: Não existe um número de cigarros que seja considerado seguro. O tabaco continua a ser o principal fator de risco para cancro do pulmão. Quanto mais cigarros se fumar na vida, maior é o risco de cancro e mesmo os fumadores de um cigarro por dia ou fumadores ocasionais têm mais risco de desenvolver cancro do pulmão do que os não fumadores. A forma mais eficaz de prevenir o cancro do pulmão é não fumar ou deixar de fumar.
O fumo passivo não leva ao cancro do pulmão
A explicação: Estar exposto ao fumo do tabaco de outras pessoas aumenta o risco de cancro do pulmão até 20 a 30%. Quanto maior e mais intensa for essa exposição, maior é o risco. O fumo passivo é especialmente perigoso em crianças e em ambientes fechados.














