Tesla Roadster: Patentes indiciam que novo carro está mais próximo
- 10/02/2026
Prometido para abril, o novo Tesla Roadster pode mesmo estar mais próximo de chegar. É o que indiciam duas patentes recentemente submetidas ao US Patent and Trademark Office nos Estados Unidos da América.
Inscritas a 3 de fevereiro, uma delas refere-se ao logótipo do nome Roadster num tipo de letra distinto. Já a outra patente mostra o perfil de um carro com três traços, apontando para uma silhueta de supercarro.
Essa espécie de pictograma aparenta ser muito diferente do protótipo da segunda geração do Tesla Roadster - apresentada em 2017. Decorreu quase uma década desde então, com sucessivos adiamentos deste tão aguardado modelo.
Nos últimos meses, o proprietário da Tesla, Elon Musk, tem vindo a falar de forma misteriosa acerca do novo Roadster. Em outubro, disse no podcast de Joe Rogan que poderá ser "o lançamento de produto mais memorável de sempre". Quanto à data de apresentação, apontou para 1 de abril, sendo que a produção só deverá arrancar 12 a 18 meses depois disso - o que significa que o novo Tesla não deverá chegar antes de finais de 2027.
Mais recentemente, o mesmo empresário disse na reunião com investidores para apresentação dos resultados trimestrais que todos os automóveis da Tesla serão autónomos com exceção do futuro Roadster. Na ocasião, insistiu em abril como data de estreia, falando de "algo fora deste mundo" - sem entrar em detalhes.
Por isso, não se sabe ao certo o que esperar, embora as promessas de Elon Musk sejam de um carro que estabeleça referências em autonomia e desempenho entre modelos elétricos.
Se, como uma das patentes agora submetida indicia, for um superdesportivo, a bítola está no Model S Plaid atual - um sedã de luxo com três motores que debita 1.020 cv de potência, ao mesmo tempo que reivindica 744 km de autonomia. O magnata já prometeu que o Roadster teria uma aceleração dos 0 aos 100 km/h equivalente, em 1,9 segundos.
Em janeiro, Elon Musk deixou um conselho no podcast Moonshot: "Se a segurança for o principal objetivo, não comprem um Roadster".
Na mesma entrevista, prometeu: "Vamos aspirar a não matar ninguém neste carro. Mas será o melhor dos últimos carros conduzidos pelo ser humano".














