Teria Farioli razão? De Jong desarma FC Porto e traz de volta a discussão

  • 10/12/2025

Os últimos dias não têm sido fáceis para o departamento médico do FC Porto. Luuk de Jong tinha acabado de recuperar de uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno, contraída no jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa no início de setembro, antes de voltar a parar, nos últimos dias.

 

Depois de jogar contra Sintrense e Nice, o neerlandês foi lançado para o lugar de Samu Aghehowa no triunfo conquistado na receção ao Estoril, por 1-0, e viu o azar bater-lhe à porta. O avançado sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não vai voltar a jogar, esta temporada.

Mas não se fica por aqui. Este fim de semana, os azuis e brancos receberam nova má notícia. Brayan Caicedo, avançado da equipa B do FC Porto que até costumava treinar com a formação principal, sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado do joelho esquerdo. Irá ser operado nos próximos dias e também não voltará a ser opção até final de 2025/26.

Intensidade e falta de descanso a fazer das suas?

Estas duas novas lesões graves, que vão dar trabalho ao departamento médico do FC Porto, juntam-se a uma outra, também ela de grande gravidade, que foi contraída pelo central Nehuén Pérez no arranque da temporada e voltam a abrir a discussão sobre a falta de tempo de descanso para os jogadores recuperarem.

Recentemente, Francesco Farioli, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo contra o Estoril, queixou-se de um tratamento desigual no calendário, em comparação com os dois rivais Sporting e Benfica, alegando alguma falta de tempo de descanso. Coincidência ou não, Luuk de Jong haveria de se lesionar ante os estorilistas.

"Quanto ao calendário, seria bom termos o mesmo tratamento dos rivais, mas não tendo é uma motivação extra para lutar. Num clube grande esta é a rotina normal, não há nada que reclamar. Quando assinamos contrato queremos jogar mais de 55 jogos. É isto que temos de preparar, para ajudar os jogadores a estarem prontos para estes cenários. O desempenho físico tem sido excelente, corremos mais quilómetros que os adversários. Claro que é preciso ter frescura nas pernas e na cabeça, e também equilíbrio", destacou o italiano.

Ainda que o treinador do FC Porto não reclame do número elevado de jogos, é certo que a onda de lesões não se tem ficado apenas pelo conjunto azul e branco. Quer o Sporting, quer o Benfica não têm mãos a medir no que diz respeito ao departamento médico, nomeadamente os bicampeões nacionais que se viram privados de Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão nas últimas horas.

A sobrecarga competitiva que afeta o calendário das equipas de topo parece, agora, estar a fazer das suas. Muitas destas equipas participaram no Campeonato do Mundo de Clubes no verão passado e tiveram férias encurtadas. A esta competição fora de um período normal junta-se o já extenso calendário com três a quatro provas internas, sem falar da participação nas competições europeias, muitas das vezes a galinha dos ovos de ouro para algumas equipas, principalmente as portuguesas.

É certo que os plantéis são cada vez mais largos e que os departamentos médicos cada vez mais completos e especializados para tentar limitar o número de lesões e aumentar o tempo de disponibilidade dos jogadores. No entanto, a intensidade do futebol e o ritmo dos jogos são cada vez maiores. Com a falta de tempo de treino e um trabalho de prevenção e reforço que nem sempre é feito com a maior das regularidades, é natural que estas lesões mais graves comecem a acontecer em maior número de vezes.

Contrato de Luuk de Jong em discussão no FC Porto após lesão grave

Contrato de Luuk de Jong em discussão no FC Porto após lesão grave

A contas com uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Luuk de Jong deve mesmo ser operado, pelo que não jogará mais, esta temporada. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de vir a prolongar o contrato que mantém com o FC Porto.

Carlos Pereira Fernandes | 06:26 - 09/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2901536/teria-farioli-razao-de-jong-desarma-fc-porto-e-traz-de-volta-a-discussao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes