Teresa Villaverde filmou personagens destroçadas pelos incêndios em "Justa"

  • 29/11/2025

"Justa", que se estreia nos cinemas na quinta-feira, é uma longa-metragem de ficção com histórias que se inspiram nos que sofreram no incêndio trágico de 2017 em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que causou 66 mortos e 253 feridos, destruiu mais de meio milhar de habitações e 20 mil hectares de floresta.

 

Um ano depois do incêndio, Teresa Villaverde passou pela região e ficou marcada pelo que viu e ouviu.

"Atravessei aquelas estradas quando estava tudo ardido, e nas imagens que se veem na televisão ou em fotografias não se percebe o impacto de quilómetros e quilómetros de tudo preto, era uma coisa impressionante, e o silêncio total. [...] Parecia o som da terra que nos acusa", contou em entrevista à Lusa.

Perante o impacto do horror do que viu, perante toda a cobertura mediática, Teresa Villaverde quis saber mais sobre as pessoas que sobreviveram e recorda um episódio que a levou a fazer o filme.

"Vi uma senhora que me pareceu velhinha, sentada numa cadeira, afastada da povoação, sozinha, a olhar para um vale e para uma montanha toda queimada. Eu estava no carro e fiquei a pensar se parava ou não para falar com ela. Não parei e culpabilizei-me de não ter parado, porque aquela senhora nunca mais me saiu da cabeça. E eu acho que foi essa senhora que desencadeou todo este processo", recordou.

"Justa" não é um documentário, as histórias que se cruzam são ficcionais, mas de alguma forma representativas do que é sobreviver a uma tragédia como a de Pedrógão Grande, sem que haja necessidade de mostrar labaredas.

No filme há a criança que perdeu a mãe, o homem que tem de conviver com um corpo mutilado pelas chamas, uma mulher que ficou cega, depois de morrer o marido, uma psicóloga que tenta aliviar o sofrimento.

"Nós nunca vamos conseguir saber exatamente o que se passa com aquelas pessoas, e aquelas pessoas percebem que nunca mais vão ser iguais às outras", contou a realizadora.

Nas semanas de pesquisa no terreno, sozinha, sem câmara, sem gravador, Teresa Villaverde encontrou pessoas dispostas a partilharem o que viveram, mas ainda em choque, como se acreditassem que podia "haver um milagre de 'desacontecer'" o incêndio.

"Justa", escrito e produzido por Teresa Villaverde, é interpretado por Madalena Cunha, Ricardo Vidal, Filomena Cautela, Alexandre Batista, Anabela Moreira e Betty Faria, entre outros.

A realizadora admitiu que foi "um filme muito difícil de produzir", pela montagem financeira demorada, pela rodagem em locais difíceis "e por ser sobre o que era".

"Na equipa da rodagem eram todos portugueses e eu acho que não era preciso falar, todos nós sentíamos que estávamos a fazer uma coisa - boa ou má - especial e tinha de ser feito com grande cuidado e respeito", lembrou.

Teresa Villaverde entende que "Justa" pode ser uma homenagem aos vivos, porque todos os anos são recordados apenas os que morreram naquele incêndio.

Enquanto estreia "Justa" nos cinemas, depois de ter tido uma estreia mundial em outubro passado no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no Brasil, Teresa Villaverde está embrenhada "num quase filme-ensaio sobre muita coisa" e a refletir sobre "a questão de Gaza".

"O que me toca mais nestes tempos tem sido a questão de Gaza e uma pessoa pergunta-se 'agora o que é que eu vou fazer?'. Conheço imenso artistas que estão bloqueados, não fazem a mínima ideia do que vão fazer. Penso que [eu] talvez tenha encontrado uma saída, ando às voltas com um santo. A minha radicalidade vai ser ao contrário, pelas coisas boas e não pelas coisas más", revelou.

Leia Também: Cinemateca francesa fecha salas 1 mês para combater praga de percevejos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2896731/teresa-villaverde-filmou-personagens-destrocadas-pelos-incendios-em-justa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes