Terá o futuro carros pensados para a noite? DarkSky One lança a ideia
- 19/02/2026
O Salão de Detroit, realizado em janeiro nos Estados Unidos da América, foi o palco para a apresentação do DarkSky One - um concept car elaborado pela DarkSky International.
Para circularem à noite ou em condições de baixa luminosidade, os automóveis estão equipados com faróis. Mas, mesmo com o evoluir da tecnologia, a poluição luminosa que estas criam é uma preocupação por vezes descurada.
E foi daí que a DarkSky International imaginou o DarkSky One. De acordo com um comunicado, a pergunta de partida foi: "E se um carro fosse concebido para a noite desde o início?".
A entidade sem fins lucrativos sublinha a sua preocupação com os faróis dos veículos como uma fonte crescente de poluição luminosa - por vezes, é esquecida quer pelos regulamentos de segurança rodoviária, quer pelas medidas ambientais. Têm características de intensidade, projeção e alcance específicas, assim como um espetro rico em azuis e picos de brilho mais extremo.
O DarkSky One foi desenvolvido em parceria com a Bray & Co., sendo que a japonesa Phiaro participou para dar vida ao conceito. O automóvel propõe iluminação responsável do ponto de vista ambiental, tendo sido talhado para a condução durante a noite.
Há tecnologia de luzes adaptativas, que permitem diminuir o brilho e encadeamento em excesso. O acabamento exterior em mate e a geometria das superfícies foram pensadas para "minimizar o encadeamento e os reflexos".
Este não é um conceito idealizado para passar à produção, mas sim para iniciar debates e mostrar o potencial papel da iluminação responsável nos designs automóveis, sendo uma mais-valia "para um ambiente noturno mais seguro e saudável".
O diretor-executivo da DarkSky, Ruskin Hartley, explicou a proposta: "O DarkSky One é uma provocação criativa, ilustrando a escuridão não só como um problema a eliminar, mas também como uma oportunidade de design. Quando desenhamos para o escuro desde o início, podemos iluminar com mais precisão, melhorar a visibilidade para apoiar a segurança e reduzir os impactos negativos nas pessoas, vida selvagem e ambiente noturno".














