Terá Mourinho razão nas queixas? O que dizem os números do Benfica
- 03/02/2026
O Benfica voltou a tropeçar no campeonato, na visita a Tondela, mas viu o líder FC Porto fazer pior em Rio Maior, frente ao Casa Pia, sendo agora nove os pontos que separam águias e dragões. Após o nulo na Beira Alta, José Mourinho queixou-se da falta de ADN de golos no plantel: "Tem que ver com o ADN dos jogadores que temos, não temos gente com ADN de marcar muitos golos". Ainda assim, olhando para os números, há mais jogadores que já deram provas de possuir a mesma inspiração ofensiva.
Analisando o plantel atual às ordens do treinador das águias, há pelo menos mais dois jogadores que claramente podem dar uma dose extra de golos ao Benfica e contrariar as queixas de Mourinho.
O primeiro é Franjo Ivanovic, que tarda em conseguir impor-se no Benfica apesar do excelente cartão de visita apresentado nos belgas do Union St. Gilloise. Na temporada passada, o ponta de lança croata chegou à marca dos 20 golos marcados em 56 jogos, registo que, no entanto, tarda em conseguir transportar para a Luz.
Até ao momento, e depois de ter custado quase 23 milhões de euros no último verão, Ivanovic contabiliza apenas cinco golos em 31 jogos, sendo que o último tento com a camisola do Benfica remonta a meio de dezembro.
Tapado pelo estatuto de intocável de Pavlidis, o internacional croata tem merecido poucas oportunidades na condição de titular, algo que poderá mudar caso Mourinho queira encontrar outras soluções para visar as balizas rivais e aumentar a quota de golos.
Rafa regressou e pode recuperar instinto matador
Rafa Silva foi um dos dois reforços do Benfica neste mercado de inverno e também tem condições para ser preponderante na hora de enriquecer o registo de golos do Benfica.
Afinal de contas, o avançado português de 32 anos já conhece os cantos à casa, não precisando do designado tempo de adaptação, e vale recordar que na última passagem pela Luz deixou o Benfica com um registo de 22 golos em 52 jogos (2023/24).
A passagem de Rafa pelo Besiktas ficou marcada por uma longa polémica, mas o jogador luso correspondeu sempre no que aos golos diz respeito: 23 em 65 jogos pelas águias negras.
Anísio Cabral pode ajudar à festa
Para além de Rafa e Ivanovic, Mourinho também pode combater a falta de golos do Benfica com uma aposta firme em Anísio Cabral, produto da formação que já teve direito a minutos pela equipa principal e que até se estreou a marcar na primeira vez que tocou na bola.
O jovem avançado luso - que faz parte da geração portuguesa de sub-17 que se sagrou campeã do mundo - já provou, nos patamares de formação, que tem uma relação especial com o golo, ficando por perceber se conseguirá confirmar esses créditos no escalão sénior.
O outro lado da moeda
Mourinho não deixa, porém, de ter uma certa razão sobre a falta de goleadores no Benfica se nesta equação entrar o plantel de Bruno Lage na temporada passada.
Em 2024/25, o então treinador do Benfica também contava com Pavlidis, mas também tinha outros jogadores que conseguiam chegar aos tais dois dígitos que Mourinho já mencionou. Di María, por exemplo, terminou a temporada com 19 golos, ao passo que Kerem Akturkoglu chegou aos 16 remates certeiros. Também o turco Orkun Kokçu contribuiu com 12 golos.
Ora, na atual época tal parece estar longe de acontecer, apesar de ainda estar a meio. Pavlidis continua em modo goleador (27 golos, a 11 do registo da temporada transata), mas o jogador que segue abaixo é Ivanovic (cinco golos), com menos... 22.
Seguem-se, ainda, Andreas Schjelderup, Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes, todos com quatro golos, e Leandro Barreiro, Richard Ríos e Nicolás Otamendi com três. Gianluca Prestianni e Samuel Dahl encerram o top10 com dois remates certeiros cada.
Top10 melhores marcadores Benfica 2024/25
- Vangelis Pavlidis - 30 golos
- Ángel Di María - 19 golos
- Kerem Aktürkoğlu - 16 golos
- Orkun Kökçü - 12 golos
- Zeki Amdouni - 9 golos
- Nicolás Otamendi - 8 golos
- Arthur Cabral - 7 golos
- Leandro Barreiro - 6 golos
- Andreas Schjelderup - 5 golos
- Andrea Belotti - 4 golos
Top10 melhores marcadores Benfica 2025/26 (ainda a decorrer)
- Vangelis Pavlidis - 27 golos
- Franjo Ivanovic - 5 golos
- Andreas Schjelderup - 4 golos
- Georgiy Sudakov - 4 golos
- Fredrik Aursnes - 4 golos
- Leandro Barreiro - 3 golos
- Richard Ríos - 3 golos
- Nicolás Otamendi - 3 golos
- Gianluca Prestianni - 2 golos
- Samuel Dahl - 2 golos
E os rivais?
Também vale a pena olhar para os rivais do Benfica e perceber se há jogadores com mais de dois dígitos no registo de golos. As realidades de Sporting e FC Porto jogam, no entanto, contra Mourinho, uma vez que também o FC Porto não é propriamente uma máquina de marcar golos - o conjunto de Farioli marca menos (67) do que Benfica (68) e Sporting (86).
O Sporting conta, até ao momento, com três jogadores nesse patamar. Ao goleador de serviço Luis Suárez (25 golos) juntam-se Pedro Gonçalves (11 golos) e Francisco Trincão (10 golos).
Já o FC Porto, que vai liderando o campeonato, só tem Samu (20 golos) com um registo superior à dezena de golos, mas curiosamente o espanhol até está atrás de Pavlidis e Suárez.
No pódio de goleadores dos dragões estão, ainda, William Gomes (oito golos) e Borja Sainz (sete golos).
Resta, agora, perceber se Mourinho conseguirá encontrar a receita certa para que o Benfica deixe de estar tão dependente da inspiração de Pavlidis ou se a tendência grega vai manter-se até final de 2025/26.














