Tensão na Meta. Líder de IA da Meta acha Mark Zuckerberg sufocante

  • 14/01/2026

A Meta é uma das empresas que mais tem investido no desenvolvimento de Inteligência Artificial, tendo formado até uma nova equipa liderada por Alexandr Wang - cofundador e CEO da Scale AI que, em junho de 2025, se juntou à Meta depois de a gigante tecnológica ter investido na empresa.

 

No entanto, correm agora rumores que nem tudo parece estar bem entre Wang e o cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

Conta o Financial Times que, de acordo com múltiplas fontes próximas, a relação entre Zuckerberg e Wang tem sido marcada por uma tensão cada vez maior. Ao que parece, Wang está insatisfeito com o estilo de gestão de Zuckerberg, considerando-o sufocante e controlador.

Investimento em IA? Economista lembra decisão

Investimento em IA? Economista lembra decisão "estúpida" de Zuckerberg

O economista Dean Baker critica o cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, sobre a decisão de investir 77 mil milhões de dólares no desenvolvimento do metaverso - uma iniciativa que abandonou para se voltar para a Inteligência Artificial.

Miguel Patinha Dias com Lusa | 12:51 - 30/12/2025

Por outro lado, os mais cépticos em relação a Wang duvidam que o executivo de 28 anos tenha as qualidades necessárias para liderar a divisão de Inteligência Artificial da Meta - sobretudo quando a empresa tem alocado centenas de milhares de milhões de dólares a esta iniciativa.

Uma das situações descritas terá colocado Wang em rota de colisão com o Chief Product Officer, Chris Cox, e o Chief Technology Officer, Andrew Bosworth, sobre a forma como os modelos de Inteligência Artificial da Meta deviam ser desenvolvidos.

Enquanto Cox e Bosworth acreditam que estes modelos devem ser treinados com dados recolhidos no Facebook e Instagram de forma a valorizar o negócio de publicidade da Meta, Wang acredita que esta via focada em produto vai atrasar o desenvolvimento, notando que o objetivo deve ser alcançar rivais como a OpenAI e a Google.

Meta vai despedir mais de mil pessoas e encerrar três estúdios

Meta vai despedir mais de mil pessoas e encerrar três estúdios

A gigante tecnológica decretou que passará a apostar mais na área dos wearables e, como tal, vai afastar-se do metaverso. A Meta anunciou que vai despedir mais de mil pessoas da divisão Reality Labs e tomou também a decisão de encerrar três estúdios.

Miguel Patinha Dias | 09:10 - 14/01/2026

Tudo isto acontece numa altura em que Zuckerberg anunciou o Meta Compute - uma nova iniciativa dedicada a construir centros de dados que sirvam de infraestrutura para garantir o futuro do desenvolvimento de Inteligência Artificial.

No entanto, esta iniciativa está fora do controlo de Wang e os executivos nomeados por Zuckerberg têm indicações para reportar apenas ao CEO da Meta - tirando assim autonomia a Wang e contribuindo para uma crescente insatisfação entre os membros da equipa de Inteligência Artificial.

Leia Também: Brasil investiga Meta por concorrência desleal no WhatsApp

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2919251/tensao-na-meta-lider-de-ia-da-meta-acha-mark-zuckerberg-sufocante#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes