Tensão na Meta. Líder de IA da Meta acha Mark Zuckerberg sufocante
- 14/01/2026
A Meta é uma das empresas que mais tem investido no desenvolvimento de Inteligência Artificial, tendo formado até uma nova equipa liderada por Alexandr Wang - cofundador e CEO da Scale AI que, em junho de 2025, se juntou à Meta depois de a gigante tecnológica ter investido na empresa.
No entanto, correm agora rumores que nem tudo parece estar bem entre Wang e o cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
Conta o Financial Times que, de acordo com múltiplas fontes próximas, a relação entre Zuckerberg e Wang tem sido marcada por uma tensão cada vez maior. Ao que parece, Wang está insatisfeito com o estilo de gestão de Zuckerberg, considerando-o sufocante e controlador.
Por outro lado, os mais cépticos em relação a Wang duvidam que o executivo de 28 anos tenha as qualidades necessárias para liderar a divisão de Inteligência Artificial da Meta - sobretudo quando a empresa tem alocado centenas de milhares de milhões de dólares a esta iniciativa.
Uma das situações descritas terá colocado Wang em rota de colisão com o Chief Product Officer, Chris Cox, e o Chief Technology Officer, Andrew Bosworth, sobre a forma como os modelos de Inteligência Artificial da Meta deviam ser desenvolvidos.
Enquanto Cox e Bosworth acreditam que estes modelos devem ser treinados com dados recolhidos no Facebook e Instagram de forma a valorizar o negócio de publicidade da Meta, Wang acredita que esta via focada em produto vai atrasar o desenvolvimento, notando que o objetivo deve ser alcançar rivais como a OpenAI e a Google.
Tudo isto acontece numa altura em que Zuckerberg anunciou o Meta Compute - uma nova iniciativa dedicada a construir centros de dados que sirvam de infraestrutura para garantir o futuro do desenvolvimento de Inteligência Artificial.
No entanto, esta iniciativa está fora do controlo de Wang e os executivos nomeados por Zuckerberg têm indicações para reportar apenas ao CEO da Meta - tirando assim autonomia a Wang e contribuindo para uma crescente insatisfação entre os membros da equipa de Inteligência Artificial.
Leia Também: Brasil investiga Meta por concorrência desleal no WhatsApp















