Temporal: Unidade de Leiria com 232 entradas de doentes com trauma

  • 29/01/2026

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) registou 232 entradas de doentes com trauma associadas à depressão Kristin, que está a assolar Portugal continental.

 

"A ULSRL encontra-se sem comunicações funcionais, sendo possível apenas a comunicação interna", atualizou a entidade, num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.

A mesma nota deu conta de que a instituição de saúde tem uma "autonomia de combustível para alimentação dos geradores estimada em cerca de três dias, com reposição pela Proteção Civil", sendo que o abastecimento de água já foi reposto.

"Mantém-se suspensa toda a atividade assistencial programada, estando a ULSRL focada exclusivamente na resposta assistencial à situação de emergência, em articulação permanente com a Direção Executiva do SNS e da Proteção Civil", alertou.

A ULS referiu ainda que o funcionamento do Hospital de Santo André foi afetado pela passagem da depressão Kristin, registando-se "danos nas infraestruturas, nomeadamente nas coberturas e em equipamentos aí localizados, incluindo equipamentos instalados ao abrigo" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Houve também "danos significativos nos espaços verdes, com queda de árvores de grande porte, provocando danos em viaturas, constrangimentos nas vias de circulação interna e queda de estruturas de sinalética exterior", aos quais acrescem "falha no abastecimento de energia elétrica da rede pública, bem como nas comunicações, situação que ainda se mantém, estando o fornecimento energético assegurado através de geradores".

Quanto aos edifícios dos centros de saúde, foram afetados, na sua maioria com danos estruturais, nomeadamente nas coberturas, e impacto na rede de abastecimento elétrico e nas comunicações.

"Apesar destes constrangimentos, as unidades mantêm-se em funcionamento, assegurando resposta a doença aguda, situações inadiáveis, atendimento a doentes respiratórios e cuidados domiciliários", adiantou.

De acordo com a ULS, "os centros de saúde com abastecimento elétrico restabelecido ou com recurso a gerador encontram-se a funcionar em pleno". Os restantes funcionam dentro do período de luz solar disponível.

Sublinhe-se que a passagem da depressão Kristin por solo nacional deixou um rasto de destruição, além de ter provocado pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.

Note-se ainda que os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Os principais impactos a nível material foram a queda de árvores e de estruturas, o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, assim como cortes de energia, água e comunicações e o fecho de escolas.

"Impacto muito grande". Reposição de luz "não acontecerá de uma vez só"

A passagem da depressão Kristin teve "um impacto muito grande" nas linhas de alta, média e baixa tensão do distrito de Leiria e estão em funcionamento seis de 13 subestações, revelou hoje o secretário de Estado da Energia.

Lusa | 16:42 - 29/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2928808/temporal-unidade-de-leiria-com-232-entradas-de-doentes-com-trauma#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes