"Tempestade SOS". Novo site liga quem quer ajudar a quem precisa de ajuda

  • 30/01/2026

"Tempestade SOS" é a nova plataforma criada dedicada aos que precisam de ajuda e aos que querem ajudar quem foi prejudicado pela depressão Kristin, que matou, pelo menos, cinco pessoas, e deixou, em particular, o Centro de Portugal completamente devastado.

 

Pode aceder ao site através de tempestadesos.com.

O site, criado pelo mesmo projeto que já tinha lançado a plataforma "Portugal sem Chamas", oferece logo na sua página principal a hipótese de "Pedir Ajuda" e "Quero Ajudar" aos visitantes. Se quiser ou precisar, basta clicar num desses botões para se inscrever.

A iniciativa é completamente gratuita e não tem qualquer fim lucrativo. A plataforma visa ligar pessoas que precisam de ajuda com quem possa ajudar, que estejam perto uma da outra para facilitar a entreajuda.

"Aqui, ninguém fica para trás", lê-se em letras amarelas. "Precisas de ajuda? Queres ajudar? Nós fazemos o match [ligação, em português]."

"Depois de uma tempestade, o mais urgente é chegar ao essencial: energia, água, comunicações, abrigo e transporte. Pede ajuda em dois minutos ou oferece apoio - e ligamos pessoas da mesma zona", pode ainda ler-se na página inicial da plataforma.

Ao lado, o site disponibiliza uma caixa de comentários para "deixar uma palavra amiga", onde se podem ler algumas palavras de apoio.

"Vocês não estão sozinhos"; "Vou sair amanhã de Lisboa com o carro carregado de bens de primeira necessidade, sobretudo produtos de higiene pessoal e alimentos. Ninguém larga a mão de ninguém!"; "Força, e coragem, Leiria existe e não está esquecida, todos juntos vamos fazer a diferença!"

Notícias ao Minuto Página inicial do site "Tempestade SOS"© Reprodução/Tempestade SOS

Depois dessa parte inicial, o site disponibiliza ainda todos os alertas atualmente em vigor, desde a neve à possibilidade de cheias, com distrito, dia e horas e gravidade discriminados.

Ao todo, já houve 34 pedidos de ajuda, a maioria em Leiria, a região mais afetada pela depressão, e acerca de reparações em telhados ou a pedir geradores.

"Parte do telhado voou e está a chover em todo o lado. Parte do teto também está a começar a ceder", relata uma pessoa em Leiria.

"Gerador para manter arcas e frigorífico a funcionar. A casa é dos meus pais (73 e 70) , ficou bastante danificado o telhado. Vivo em Lisboa mas amanhã vou para lá!", lê-se num outro pedido.

"Eu sou mãe, vivo em Mafra. Tenho lá a minha filha e netos em desespero. Já mandei o que conseguia; hoje uns amigos também ajudaram. Precisamos urgentemente de leite para a bebé (Hatamil 2), fraldas (tamanho 5), uma botija de gás, alimentos (mas não podem ser congelados, pois não têm luz nem água), papas para os meninos (a menina tem 6 anos e o menino 5), papel e produtos de higiene. Ela não tem comunicações, só quando sai. Sou eu que estou a mandar para colegas meus lá perto e eles estão a enviar. Estou desesperada", confessa ainda uma avó.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 1 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Leirienses confrontam Marcelo:

Leirienses confrontam Marcelo: "Se fosse Lisboa estava tudo lá"

Dois homens em Leiria confrontaram o Presidente da República devido ao atraso do Governo em decretar o estado calamidade na região. Um deles, chegou mesmo a insinuar que a demora tinha acontecido devido ao facto de a câmara pertencer ao Partido Socialista.

Carolina Pereira Soares com Lusa | 20:55 - 30/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929857/tempestade-sos-novo-site-liga-quem-quer-ajudar-a-quem-precisa-de-ajuda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes