Tempestade: Empresários de Leiria perguntam por entidades reguladoras

  • 11/02/2026

"Não é aceitável que infraestruturas tão críticas falhem como falharam. A E-Redes e várias operadoras de comunicações não responderam à altura da responsabilidade que têm perante os cidadãos e empresas", afirmou Luís Febra numa sessão de apresentação e esclarecimento das medidas de apoio às empresas afetadas pelo mau tempo, na sede da associação, em Leiria.

 

Sublinhando que "empresas paradas significam salários em risco, exportações comprometidas e confiança abalada", Luís Febra declarou ser "legítimo perguntar onde estavam as entidades reguladoras".

"Não é o papel delas proteger o interesse público?", perguntou, respondendo que "não existem para assistir, passivamente, às falhas que fragilizam" o tecido económico.

O empresário considerou que, 15 dias após a depressão Kristin ter atingido a região de Leiria, o momento é de urgência.

"O tempo é hoje o nosso maior inimigo. Cada dia que passa representa perda de mercado e mercado perdido é, rapidamente, substituído por concorrentes internacionais", observou, notando que as empresas exportadoras "não concorrem apenas com o vizinho do lado, competem com o mundo".

Nesse sentido, Luís Febra salientou que "se os recursos não chegarem com rapidez, o impacto será real nas exportações e poderá traduzir-se em muito desemprego".

"E nós isso não vamos permitir", afiançou, garantindo também que a NERLEI CCI e outras associações regionais estão "totalmente disponíveis, interessadas e comprometidas para trabalhar com a Estrutura de Missão [para a Recuperação das Zonas Afetadas pela depressão Kristin] e com todas as entidades públicas" na estruturação e facilitação dos apoios às empresas.

De acordo com o empresário, a função das associações é "alinhar recursos com as necessidades reais" ou, por outras palavras, "simplificar, acelerar e resolver".

"Propomos, por isso, que o apoio às empresas, seja centrado na Estrutura de Missão, que funcione como uma porta única de acesso simples e objetivo, um ponto de contacto claro, eficaz e orientado para soluções", defendeu Luís Febra.

O dirigente alertou que "as empresas não podem andar perdidas entre plataformas, formulários e interpretações divergentes", mas precisam de clareza, rapidez e confiança.

Já no que se refere às Agendas Mobilizadoras, salientou que não se pode "permitir que resultados estratégicos para o país fiquem comprometidos porque uma empresa afetada por esta tempestade não consegue cumprir os prazos ou os investimentos".

"Isso exigirá flexibilidade e inteligência institucional", pediu.

Reconhecendo o esforço coletivo para a reconstrução, o presidente da NERLEI CCI, com cerca de mil associados, asseverou que a região de Leiria "tem uma enorme capacidade de resiliência", mas "a resiliência precisa de organização, liderança e ação".

As Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial são investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência. São projetos em parceria entre empresas, universidades, centros tecnológicos e entidades públicas.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Sucessão da MAI? "Oportunamente falaremos sobre isso", diz Montenegro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2937608/tempestade-empresarios-de-leiria-perguntam-por-entidades-reguladoras#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes