Tempestade coloca localidade da Sicília (literalmente) à beira do abismo
- 27/01/2026
Um deslizamento de terras, causado pelas chuvas intensas da tempestade Harry, em Itália, provocaram o colapso de uma arriba, numa localidade da Sicília, levando à destruição de várias habitações.
Mais de mil pessoas tiveram de ser retiradas do local e a situação colocou as autoridades em alerta máximo.
A tempestade provocou deslizamentos de terra no município siciliano de Niscemi, onde uma ampla faixa de terreno cedeu após dias de chuvas intensas, obrigando à retirada de aproximadamente mil pessoas.
"Temos uma frente de deslizamento com pelo menos quatro quilómetros de comprimento, e está a alargar-se", fez saber o presidente da Câmara de Niscemi, Massimiliano Conti, segundo declarações recolhidas pelos meios de comunicação locais, acrescentando que "haverá uma zona vermelha onde as famílias não poderão regressar às suas casas".
As imagens difundidas pela comunicação social italiana mostram edifícios suspensos à beira de um precipício depois de uma extensa porção de terreno ter desabado.
🪨 Immagini dall'alto di Local Team della frana in corso a Niscemi (CL).
— Italia 24H Live – Notizie dall'Italia (@Italia24HLive) January 26, 2026
Proseguono in queste ore i crolli. Sono 1.060 al momento gli sfollati. pic.twitter.com/20wJVg5Fh0
Os moradores deslocados foram instalados provisoriamente num ginásio.
Danos na Sicília
A Sicília foi particularmente atingida, esta semana, pelo fenómeno meteorológico extremo, tendo o governador desta região, Renato Schifani, estimado que a onda de ventos violentos, chuvas torrenciais e tempestades tenha causado só nesta ilha danos materiais com um custo na ordem dos 1,5 mil milhões de euros em danos.
"Foi um evento extraordinário, um evento que colocou de joelhos uma das principais áreas de turismo e hospitalidade da Sicília, a região de Taormina. Por isso, também tememos o colapso das instalações turísticas numa área que era a força motriz do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo e da hospitalidade da Sicília", lamentou o mesmo governante.
Leia Também: Itália declara estado de emergência no sul após passagem da tempestade Harry













