Temas fraturantes? "Lisboa estará sempre em comunhão com Roma"

  • 17/01/2026

Evitando falar diretamente sobre questões polémicas como o celibato dos padres, a ordenação das mulheres ou o papel dos divorciados, Rui Valério remeteu para Leão XIV a decisão final quanto ao processo sinodal, assegurando a fidelidade total a Roma.

 

"É a ocasião para dizer uma afirmação de princípio, e esta é inegociável: Lisboa estará sempre, totalmente integralmente em comunhão com Roma", disse, acrescentando: "O que são as indicações do Santo Padre é aquilo que Lisboa vai executar e vai seguir".

Sobre os temas mais polémicos, Rui Valério preferiu não se pronunciar, salientando que o processo sinodal tem sido para auscultar as opiniões dos movimentos de base.

Em contrapartida, o patriarca recorda que o sínodo é também um regresso à "dimensão missionária da Igreja em ordem a uma renovação que passa pela evangelização" da sociedade.

Hoje, a "missão da Igreja tem algo mais do que se debruçar sobre polarizações ou tensões" internas e na sociedade, mas sim uma aposta na divulgação dos valores católicos como exemplo social.

O objetivo é que "haja sempre um maior número de pessoas a chegar à Igreja e uma Igreja cada vez mais eficaz a chegar às pessoas com a mensagem de Jesus Cristo".

Por isso, Rui Valério recusa reduzir o papel da Igreja ao discurso político e às suas reações.

O discurso da Igreja não tem logo que "levar a etiqueta de que pertence à esquerda ou à direita, a mensagem do Evangelho, que é a substância da mensagem da Igreja, vai muito além disso, é muito mais universal e muito mais abrangente".

E é esse foco na evangelização permanente que faz com que a igreja continue a ser escutada, "porque é uma voz que continua a ter substância e que continua a ter a capacidade de inspirar uns e outros"

Nesse sentido, a "personagem singular" do Papa Francisco foi inspiradora e reforçou o diálogo da Igreja com o mundo contemporâneo, um legado que Leão XIV está a continuar, considerou.

"A palavra da Igreja é uma palavra universal, uma palavra que tende a iluminar o homem como homem, independentemente das suas particularidades ideológicas", acrescentou Rui Valério.

Alguns líderes mundiais têm

Alguns líderes mundiais têm "vontade explícita" de fazer guerra

O patriarca de Lisboa acusou hoje alguns dos líderes mundiais mais poderosos de serem imaturos e de quererem fazer a guerra, promovendo uma corrida ao armamento que coloca em causa a paz mundial e o equilíbrio das nações.

Lusa | 07:22 - 17/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2921092/temas-fraturantes-lisboa-estara-sempre-em-comunhao-com-roma#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes