Tem de comer este cereal para reduzir o mau colesterol de vez
- 18/02/2026
As vantagens deste cereal para a saúde vão desde a proteção da saúde do coração ao controlo dos níveis de açúcar no sangue — Os especialistas do Very Well Health garantem que o consumo de aveia é uma mais-valia para todos.
Até as influencers parecem estar a par dos benefícios, afinal, é raro o story matinal que não contenha umas papas de aveia.
É claro que isso não resolve todos os problemas de saúde, mas estes especialistas garantem que o "mau colesterol pode baixar substancialmente".
Ainda assim, a aveia por si só não faz milagres, muito pelo contrário. A aveia de forma isolada não promove uma dieta sustentável, é importante que adote "combinações inteligentes de suplementos, água de coco" e saiba manter esses hábitos saudáveis.
Benefícios da aveia
O alto teor de fibras da aveia "torna-a um alimento indispensável para reduzir o colesterol alto, mas os seus benefícios para a saúde do coração também podem estar associados aos antioxidantes e aos efeitos que esta produz no microbioma intestinal".
Leia Também: Quatro alimentos (essenciais) com mais ómega-3 do que o peixe
Saiba como complementar a ingestão de aveia na sua dieta para reduzir o colesterol
Como a aveia por si só não faz milagres, tome nota das recomendações destes especialistas. No entanto, em caso de dúvida deve consultar um médico.
Acrescente vitamina D a esses nutrientes para melhorar a absorção
Durante o inverno passa menos tempo ao sol, por isso é importante que reforce os níveis de vítamina D com suplementos.
Magnésio, ómega-3, vitamina K2 e probióticos também podem ajudar na absorção da vitamina D.
Troque bebidas açucaradas por esta bebida natural
A água de coco é "naturalmente doce e altamente hidratante e é mais conhecido como uma fonte natural de eletrólitos, mas também pode ajudar no controlo do açúcar no sangue".
Uma vez que a água de coco contém açúcares naturais, acaba por oferecer "um toque de doçura sem o pico acentuado de açúcar no sangue associado a bebidas açucaradas".
Tenha em mente estas estratégias para proteger seus músculos
Manter a atividade física e consumir proteína suficiente.
Pesquisas citadas por estes especialistas mostram que "combinar treinos de resistência, exercícios de equilíbrio e ingestão adequada de proteína pode ajudar os idosos a manter força, mobilidade e massa muscular magra — tudo o que favorece uma vida mais longa e saudável".














