Tem carro a gasóleo ou a gasolina? Preços dos combustíveis mudam amanhã
- 08/02/2026
Os preços dos combustíveis vão registar um comportamento misto no início da próxima semana. O gasóleo deverá baixar 0,5 cêntimos, ao passo que a gasolina deverá encarecer um cêntimo, segundo as previsões divulgadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), na sexta-feira.
"Caso se confirmem as previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples vai descer para 1,581 euros por litro, enquanto o preço médio da gasolina simples 95 deverá subir para os 1,674 euros por litro", pode ler-se no site do ACP, que lembra que, "de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava esta sexta-feira, 6 de fevereiro, 1,586 euros, enquanto o preço médio da gasolina totalizava 1,664 euros".
O ACP ressalva que "estas previsões são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços".
"As medidas em vigor incluem a compensação da receita adicional do IVA e a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que o Governo, no entanto, já começou reverter. Prevê-se que a redução extraordinária do ISP seja revertida cada vez que os preços dos combustíveis estiverem demasiado em baixo", lembra ainda.
De recordar que os preços dos combustíveis registaram, no início desta semana, uma subida do preço, que acabou por se verificar tanto no caso do gasóleo como no da gasolina, de acordo com os preços médios atualizados, na terça-feira, pela DGEG.
A gasolina simples 95 subiu 1,663 euros por litro para 1,665 euros por litro entre sexta-feira e segunda-feira. Já o gasóleo simples aumentou de 1,574 euros por litro para 1,585 euros.
Contas feitas, a gasolina simples 95 aumentou menos de meio cêntimo, ao passo que o gasóleo simples encareceu 1,1 cêntimos.
Como está o petróleo nos mercados internacionais?
A cotação do barril de Brent para entrega em abril terminou na quinta-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 2,76%, para os 67,55 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 1,92 dólares abaixo dos 69,47 com que encerrou as transações na quarta-feira.
A forte baixa de hoje anula praticamente a subida da véspera, devido às mesmas razões: a tensão no Médio Oriente entre os EUA e o Irão, mas com sinal contrário ao agravamento de quarta-feira.
Em concreto, EUA e Irão acordaram começar na sexta-feira as negociações bilaterais, em Omã, mediadas por este Estado, focadas no programa nuclear iraniano.
Em todo o caso, no último mês a tendência foi de alta, uma vez que em 8 de janeiro a cotação era de 61,99 dólares.
Leia Também: Novo regime aproxima carregamento elétrico dos postos de combustível














