Tem 97 anos e já foi dado como morto 4 vezes (após confusão com irmão)

  • 16/01/2026

Um idoso de 97 anos foi dado como morto pela 4.ª vez, tendo também a sua reforma sido retirada. O caso envolve Walter Rodrigues de Almeida, um residente do Rio de Janeiro, no Brasil.

 

De acordo com o que conta o g1, as situações têm decorrido porque este homem tem vindo a ser confundido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o seu irmão gémeo, Waldir, que já morreu.

"Estou há quatro meses sem receber e eu tenho o direito a receber. Sou reformado, trabalhei mais de 30 anos. Não sei por que razão isto está a acontecer", conta Walter à publicação, dando conta de que o último pagamento que recebeu foi a 5 de setembro de 2025 e que, desde aí, a família tem tentado, mais uma vez, resolver o problema.

Segundo o que conta, já se dirigiu três vezes ao INSS, o equivalente aos serviços da Segurança Social em Portugal. Da última vez que se dirigiu a uma destas unidades, na terça-feira (13 de janeiro), o pedido continuava "em análise", tendo-lhe sido dito que o melhor seria ele voltar a fazer o pedido.

"Tenho levado todos os documentos necessários, entrego-os e eles dizem que vão pagar. E não pagam. E nós sentimos até que não tem explicação. Tudo o que eles pedem, nós levamos", contou a filha do idoso, Elaine Almeida.

A família já está cansada da situação se repetir, dado que esta é a 4.ª vez que estão a passar por este processo. Segundo o que explicam, das três vezes que aconteceu - e que foi devolvida a reforma - a justificação foi sempre a mesma: a idade avançada de Walter e a confusão com Waldir, o irmão gémeo que já morreu.

O INSS foi ainda confrontado pela família sobre o facto se o controlo das pessoas que estão vivas não é feito pelo Cadastro de Pessoas Físicas, dado que os números que identificam os irmãos são diferentes. "Fico muito triste, indignada, pois o meu pai volta do banco arrasado. E eu, como filha, não posso fazer nada. Só ajudá-lo. Mas resolver a situação dele eu não posso", explicou a filha.

Ao g1, o INSS diz que o erro foi reconhecido e que agora o homem deverá receber o dinheiro em falta no prazo de 20 dias.

Afinal, quem nunca descontou tem ou não direito à reforma?

Afinal, quem nunca descontou tem ou não direito à reforma?

Quem nunca descontou para a Segurança Social não tem direito a receber a reforma. Contudo, poderá ter direito à Pensão Social de Velhice, um apoio que é pago a quem "não tem descontos suficientes" - explicamos tudo neste artigo.

Beatriz Vasconcelos | 08:55 - 13/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920956/tem-97-anos-e-ja-foi-dado-como-morto-4-vezes-apos-confusao-com-irmao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes