Telemóvel muito quente? Atenção a estas funções
- 07/11/2025
O sobreaquecimento do telemóvel é um problema que pode surgir em diversas e distintas ocasiões e levantar muitas preocupações. No entanto, pode ser algo com fácil resolução.
Como recorda o site brasileiro Techtudo, primeiro, é necessário ter atenção aos fatores externos. O telemóvel não deve estar sob sol forte ou em ambientes abafados. Atividades que exigem muito do hardware, como jogos com gráficos avançados ou programas de edição de alta resolução fazem o processador disparar e elevam a temperatura do aparelho.
Porém, o segredo pode estar também nas funções mais comuns, do dia a dia, como por exemplo, ter aplicações em segundo plano, sempre a funcionar. Isso não só faz com que o smartphone aqueça, como consume bateria e torna-o mais lento. Se fechar sempre as apps, vai melhorar o desempenho geral do sistema.
Outra possibilidade é o carregamento. Durante este processo o dispositivo aquece sempre um pouco mas se for rápido ou se utilizar o telemóvel enquanto assiste vídeos, joga ou faz chamadas longas, isso vai intensificar o calor e a eficiência da bateria a longo prazo. Quando está a carregar o telemóvel deve estar numa superfície firme, ventilada e não deve ser utilizado.
Os especialistas realçam que é necessário ter também atenção às atualizações do software e ao brilho do ecrã. Este é, aliás, um dos componentes que mais consome energia. Quando a luz do ecrã do telemóvel está no máximo, isso faz com que gere calor. A solução é simples, basta ativar o brilho automático, assim o dispositivo ajusta a luminosidade de acordo com o ambiente, garantindo um melhor conforto visual e menor gasto de energia.
Se nenhuma destas ações resolver o problema, o melhor será consultar apoio técnico, uma vez que poderá ser um problema da própria bateria do telemóvel ou de outra componente.
Leia Também: Com n.º de telemóvel ou NIF: Já conhece estas transferências bancárias?













