Tejo inunda bar do cais de Vila Velha de Ródão e ameaça habitações
- 05/02/2026
Em declarações à agência Lusa, António Carmona disse que a situação está controlada e que logo pelas 07:30, funcionários do município de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, se deslocaram para o local para retirar, com a autorização dos proprietários, todos os bens das habitações e do bar para os salvaguardar da destruição.
"Segundo a informação que tenho da Proteção Civil, a subida da água no Tejo deve-se às descargas que a barragem de Cedilho (Espanha) está a realizar", disse.
Segundo o autarca, a subida da água "foi muito rápida" e toda a zona do Açafal também foi tomada pela água do rio Tejo.
António Carmona disse ainda que a estrada de acesso a Vilas Ruivas, desde a EN 18, está interditada devido à queda de várias barreiras junto à linha ferroviária da Beira Baixa.
Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: Marcelo diz que situação de cheias em Alcácer do Sal é "a mais grave"













