Teerão avisa países vizinhos que serão hostis se apoiarem ataque dos EUA

  • 27/01/2026

"Os países vizinhos são nossos amigos, mas se o seu território, céus ou águas forem utilizados contra o Irão, serão considerados hostis", disse Mohammad Akbarzadeh, vice-comandante político das forças navais da Guarda Revolucionária Islâmica, citado pela agência de notícias iraniana Fars.

 

O Irão ameaça também bloquear o estreito de Ormuz, uma passagem crucial para o transporte de produtos energéticos, em caso de sofrer um ataque, segundo o oficial, que acrescentou que "esta mensagem foi transmitida" aos países da região.

Akbarzadeh advertiu ainda que Washington e os seus aliados devem saber que "a segurança dos seus alimentos, energia e comércio tem sido garantida por esta passagem" e que Teerão pode "transformar essa mesma segurança em insegurança".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, tem indicado que o regime iraniano procura o diálogo, ao mesmo tempo que mantém em aberto uma ação militar contra o envio de uma força para a região, no seguimento da repressão de protestos antigovernamentais na República Islâmica.

Na semana passada, as autoridades iranianas anunciaram que pelo menos 3.117 pessoas morreram nos protestos, números contestados por organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos, que alegam estar em posse de números que confirmam uma dimensão muito superior.

O movimento de protesto, iniciado em 28 de dezembro contra o elevado custo de vida e desvalorização da moeda nacional, que levou a um apagão de comunicações sem precedentes em todo o país por ordem das autoridades, perdeu entretanto intensidade, mas as detenções prosseguem.

Pelo menos 41.880 pessoas foram detidas e 6.126 morreram, segundo os dados mais recentes da agência de notícias dos ativistas de Direitos Humanos, sediada nos Estados Unidos, que está a investigar dados relativos a outras eventuais 17 mil mortes.

Outra organização, a Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, registou 3.428 manifestantes mortos que conseguiu confirmar diretamente ou através de fontes no Irão, incluindo relatórios clínicos e de morgues, mas receia que o número total possa ultrapassar os 25.000.

A televisão estatal iraniana continua a transmitir interrogatórios de manifestantes, em "confissões" encenadas com o objetivo de esmagar a oposição, segundo os grupos de defesa dos direitos humanos, ao mesmo tempo que a tensão militar aumenta na região.

Na segunda-feira, o porta-aviões Abraham Lincoln, acompanhado pela sua escolta, chegou ao Golfo.

Donald Trump avisou que os Estados Unidos tinham "uma grande armada perto do Irão, maior do que na Venezuela", referindo-se às operações norte-americanas que levaram à captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no início de janeiro.

No entanto, acrescentou, numa entrevista ao portal norte-americano Axios: "Querem fazer um acordo. Eu sei disso. Já ligaram várias vezes. Querem falar."

Segundo o jornal The New York Times, os serviços de informações norte-americanos asseguraram repetidamente a Donald Trump que o regime iraniano está a enfraquecer, estando mesmo no seu "ponto mais baixo" desde a fundação da República Islâmica em 1979.

O influente senador republicano norte-americano Lindsey Graham disse ao jornal que falou com o líder da Casa Branca nos últimos dias e que "o objetivo é derrubar o regime".

Do lado iraniano, Teerão confirmou que foi aberto um canal de comunicação com os Estados Unidos.

Numa chamada telefónica hoje com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, um aliado de Washington, o Presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, alertou que "as ameaças americanas visam perturbar a segurança regional" e só trarão instabilidade aos países vizinhos.

A Arábia Saudita indicou a Teerão, em meados de janeiro, que não permitiria a utilização do seu território para eventuais ataques contra a República Islâmica.

Leia Também: EUA anunciam exercício aéreo no Médio Oriente em clima de tensão com Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927273/teerao-avisa-paises-vizinhos-que-serao-hostis-se-apoiarem-ataque-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes