Técnico do Viktoria Plzen considera o FC Porto uma equipa de Champions
- 21/01/2026
Na antevisão à receção ao FC Porto, na quinta-feira, o técnico lembrou o registo defensivo do conjunto de Francesco Farioli no campeonato português, onde concedeu apenas quatro golos.
"Sabemos muito sobre o nosso adversário. É uma equipa muito forte e complexa, uma das formações que joga a Liga Europa e tem qualidade de Liga dos Campeões. Defensivamente, são muito fortes, não sofrem golos. Jogam em alta intensidade e sabem pressionar individualmente, mas também baixar o bloco quando necessário. Não sofrem tão pouco por coincidência", enalteceu, em conferência de imprensa.
Apesar de destacar a adaptabilidade dos portistas em organização defensiva, Martin Hysky também elogiou a capacidade dos 'azuis e brancos' nos restantes momentos do jogo e apontou o avançado Samu como principal figura.
"Eles têm um estilo de jogo de que gosto, além da qualidade individual dos jogadores. Gosto muito deles e gostaria que jogássemos de forma parecida. Será um grande desafio para nós. Também são ótimos no ataque e em transição. Para mim, o jogador principal é o Samu. É um jogador que pode fazer golos de qualquer lado", analisou.
Apesar do 14.º posto que atualmente ocupa na fase de liga, o Viktoria Plzen tem a melhor defesa da prova europeia, com apenas dois tentos sofridos, e ainda não perdeu, somando 10 pontos na atual edição (duas vitórias e quatro empates).
"Os portugueses serão favoritos amanhã [quinta-feira], mas nós jogamos em casa, temos experiência e bons jogadores. Estou ansioso. Será uma partida de nervos e tudo faremos para que o resultado nos seja favorável", avaliou o treinador checo.
Numa altura em que o plantel checo sofre de bastantes mudanças e ausências, nomeadamente no setor defensivo, Martin Hysky recusa vitimizar-se.
"Jogam 10 jogadores de campo e temos 18 disponíveis. É uma questão de pensamento e organização. Não existe apenas uma opção, durante a partida podemos reagir e mudar as coisas. É o trabalho de um treinador. Escolheremos conforme a tipologia dos jogadores e sabemos o nível que nos espera", disse.
Ao lado do treinador esteve o avançado Matej Vydra, que garantiu que todos os elementos do plantel estarão devidamente motivados para um desafio que espera ser difícil: "Não interessa se somos 14 ou 20 jogadores".
O veterano internacional checo atribuiu favoritismo ao FC Porto e desvalorizou o "passado" quando questionado sobre a última temporada dos 'dragões'.
"Estão mais fortes e têm sofrido poucos golos no campeonato. Na Liga Europa estão igualmente bem, mas eu prefiro concentrar-me no que nós podemos fazer. O clima pode ser uma vantagem para nós, mas não é o mais importante. Para mim, o FC Porto é ligeiramente favorito", concluiu.
O FC Porto, oitavo classificado da fase de liga, com 13 pontos, defronta o Viktoria Plzen, 14.º, com 10, no terreno dos checos, a partir das 18:45 locais (17:45 em Lisboa) de quinta-feira, em jogo da sétima ronda da fase de liga da Liga Europa, sob arbitragem do letão Andris Treimanis.














