Tarifas dos EUA tiveram forte impacto nas exportações automóveis alemãs
- 22/12/2025
Um dos acontecimentos que marcou o ano de 2025 no setor automóvel foram as tarifas impostas por Donald Trump ao voltar à presidência dos Estados Unidos da América.
Entretanto, está em vigor desde 1 de agosto um acordo com a União Europeia que corta dez por cento às tarifas excecionais - ao fixá-las em 15 por cento. No entanto, isso não impediu de haver um forte efeito negativo na indústria automóvel alemã.
Um estudo publicado pelo Instituto Económico Alemão conclui que "o peso tarifário relativamente alto para os veículos e componentes automóveis" até ao acordo "provavelmente contribuiu para a forte queda de 14 por cento nas exportações automóveis alemãs para os EUA, comparando com o ano anterior".
É uma tendência apresentada no geral, uma vez que as exportações da Alemanha para os EUA quebraram 7,8 por cento considerando todos os setores - incluindo ao nível de maquinaria (menos 9,5 por cento). Por comparação, entre 2016 e 2024 as exportações da Alemanha para o território americano tinham crescido, em média, quase cinco por cento.
Samina Sultan, autora do estudo, defendeu: "Como atualmente se presume que as tarifas de importação dos EUA não voltarão aos níveis anteriores à administração Trump, uma recuperação das exportações alemãs para os EUA no futuro próximo é improvável".














