Taiwan promete "agir com responsabilidade" perante manobras militares da China

  • 30/12/2025

"Agiremos com responsabilidade, sem escalar o conflito nem provocar confrontos", declarou Lai na rede social Facebook.

 

"Neste momento, a união entre civis e militares e a resistência à desinformação são a força mais poderosa para proteger o nosso lar democrático", acrescentou.

Apelidado de independentista e provocador por Pequim, Lai instou os taiwaneses a apoiarem os "heróis na linha da frente" e a defenderem a soberania e a liberdade da ilha, autogovernada desde 1949 e reclamada pela China como parte do seu território.

O líder destacou ainda que a manutenção da paz no estreito de Taiwan e na região do Indo-Pacífico é uma "aspiração partilhada pela comunidade internacional" e um "compromisso firme de Taiwan como membro responsável da região".

"O Partido Comunista Chinês tem intensificado repetidamente a pressão militar, comportamento que está longe do que se espera de uma grande potência responsável", afirmou.

William Lai garantiu que o Governo e as Forças Armadas de Taiwan estão a acompanhar de perto a evolução da situação e preparados para responder a qualquer eventualidade.

"Frente às intrusões e manipulações cognitivas, o nosso sistema de segurança nacional está coordenado e garante a segurança do país em tempo real", assegurou.

Estas declarações surgem no segundo dia dos exercícios militares chineses 'Missão Justiça-2025', lançados na véspera como forma de "advertência" contra o que Pequim considera serem "interferências externas" na questão de Taiwan.

Durante o primeiro dia das manobras, o Exército de Libertação Popular simulou ataques a alvos marítimos e terrestres, bloqueio de portos e áreas-chave, operações antissubmarinos e exercícios para alcançar a "superioridade aérea regional", envolvendo bombardeiros, caças, contratorpedeiros, fragatas e veículos aéreos não tripulados ('drones').

Segundo o Ministério da Defesa Nacional (MDN) de Taiwan, entre as 06:00 de segunda-feira (22:00 de domingo, em Lisboa) e as 06:00 de hoje (22:00 de segunda-feira, em Lisboa), foram detetadas 130 aeronaves militares chinesas nas imediações do território -- o segundo maior número diário registado até à data.

O MDN confirmou também que o Exército chinês realizou disparos com munição real, a partir das 09:00 de hoje (01:00, em Lisboa), contra uma área delimitada a norte da ilha, com projéteis lançados por unidades de artilharia de longo alcance da província de Fujian.

O ministro da Defesa, Wellington Koo Li-hsiung, acompanhou os exercícios chineses no Centro Conjunto de Comando de Operações, supervisionando a prontidão das unidades de reconhecimento, defesa aérea e forças associadas.

Wellington Koo acusou ainda Pequim de "ignorar as normas internacionais" e de recorrer à "intimidação militar", considerando as manobras uma ameaça à estabilidade regional e à segurança das rotas comerciais e aéreas.

Taiwan envia barcos de patrulha para conter incursões chinesas

Taiwan envia barcos de patrulha para conter incursões chinesas

Taiwan enviou hoje mais de uma dezena de barcos de patrulha para as águas em torno da ilha, visando monitorizar e repelir navios da Guarda Costeira chinesa, no âmbito dos exercícios militares lançados por Pequim.

Lusa | 04:21 - 30/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911243/taiwan-promete-agir-com-responsabilidade-perante-manobras-militares-da-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes