Taiwan pede maior inclusão em discurso inédito no Parlamento Europeu

  • 08/11/2025

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan confirmou que Hsiao esteve no Parlamento Europeu com o chefe da diplomacia taiwanês, Lin Chia-lung, para a sessão anual da Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC, na sigla em inglês).

 

Esta organização realçou que nunca antes um alto funcionário taiwanês tinha discursado num parlamento de um território com o qual não mantém relações oficiais.

Fundada em 2020, a IPAC é um grupo internacional de parlamentares que, preocupados com os desafios que a China representa para as democracias, promovem campanhas e legislação em vários países para "impedir a infiltração política e económica" do gigante asiático.

No seu discurso, Hsiao afirmou que a cimeira do IPAC "é mais do que um fórum europeu, é um momento global" e sublinhou que "a Europa defendeu a liberdade sob ataque, e Taiwan defendeu a democracia sob pressão".

"A estabilidade no Estreito de Taiwan não é apenas uma questão regional, é um pilar da prosperidade global. (...) Taiwan importa não porque sejamos vítimas de coerção, mas porque a integridade do sistema internacional e a prosperidade global dependem de um Taiwan livre", sublinhou.

Hsiao recordou o papel da empresa holandesa Philips na fundação daquela que é atualmente a maior fabricante de semicondutores do mundo, a TSMC, e o estatuto da Europa como principal fonte de investimento direto para Taiwan, enfatizando o interesse no desenvolvimento de setores como a farmacêutica, energia, defesa, inteligência artificial e telecomunicações.

"Não queremos apenas sobreviver. Queremos que as democracias floresçam", insistiu, depois de denunciar a "crescente pressão militar (...) da China".

A vice-presidente solicitou aos membros do IPAC apoio para expandir a cooperação comercial e tecnológica, garantir que a população está preparada para conflitos ou desastres, manter a paz no Estreito de Taiwan e a inclusão em organizações como a Organização Mundial de Saúde, a Organização da Aviação Civil Internacional e a Interpol.

"Não se trata de favores, mas sim de parcerias construtivas. Um Taiwan mais forte significa um Indo-Pacífico mais estável, e um Indo-Pacífico mais estável significa um mundo mais seguro", acrescentou.

Em 1949, após a fundação da República Popular da China e a vitória dos comunistas de Mao Tsé-Tung na guerra civil, os nacionalistas de Chiang Kai-shek fugiram para a ilha de Taiwan, que desde então é autogovernada.

Pequim considera Taiwan uma "parte inalienável" do território chinês e não descarta o uso da força para alcançar o que descrevem como a "reunificação" da ilha, um objetivo do líder chinês Xi Jinping.

Leia Também: Taiwan detém 25 alegados membros de grupo ligado a fraudes no Camboja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884971/taiwan-pede-maior-inclusao-em-discurso-inedito-no-parlamento-europeu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes